Como cadastro um processo judicial no SAJ Procuradorias: informando dados complementares

Artigo elaborado com base na versão 5.1.0-95

O tutorial Como cadastro um processo judicial no SAJ Procuradorias está dividido em cinco etapas, conforme divisão abaixo:

Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: cadastrando movimentações
Parte 5: informando dados complementares

Na etapa anterior, conhecemos como inserir movimentações ao processo. Acompanhe a partir de agora a quinta e última etapa do cadastro de processos: informando dados complementares.

1. Na aba de dados complementares do processo, o sistema nos apresenta como primeira informação a data de ajuizamento(1)e a complexidade do processo(2).

cadastrar_processo_judicial31.png

2. Indica também o tipo de trâmite, se físico ou digital(1). Se o trâmite for físico, é indicado informar o local do órgão onde o processo se encontra(2). Também é possível informar outros números relacionados ao processo(3) e, na parte inferior da janela, o sistema mostra por quem e quando o processo foi cadastrado, revisado e validado(4). No botão Listar alterações do processo, é possível consultar todas as alterações realizadas, assim como a data, o horário e quem realizou a alteração.

cadastrar_processo_judicial32.png

3. Agora vamos conhecer melhor cada uma dessas opões. Para informar a Data de ajuizamento do processo, clique na seta para baixo para abrir o calendário e selecionar a data desejada. Se preferir, basta digitar manualmente a data no espaço em branco disponível.

cadastrar_processo40.png

4. A complexidade do processo já vem preenchida pelo sistema e impacta diretamente no peso atribuído ao processo no momento da distribuição para o procurador. Caso julgue necessário, é possível alterá-la.

cadastrar_processo41.png

5. Se o processo tratar de algum assunto de muita relevância, é possível marcar o campo Acompanhamento especial. Nem todos os usuários possuem permissão para marcar este campo, mas caso essa opção seja marcada, o processo virá com um informativo de que possui acompanhamento especial.

cadastrar_processo42.png

6. Utilize os campos Local e Complemento para informar onde o processo se encontra no meio físico. Em Local, clique na seta para selecionar uma das opções, e em Complemento é possível adicionar informações que facilitam a localização exata do processo.

cadastrar_processo43.png

7. Utilize o quadro para armazenar Outros números que façam referência ao processo. No campo Descrição, clique na seta e selecione o tipo de documento a que se refere e, no campo ao lado, digite o número do documento. Quando se tratar do cadastro de um processo muito antigo, por exemplo, utilize esse campo para informar o número utilizado no sistema judiciário da época. Clique no ícone + para adicionar novas informações à tabela e, para remover, selecione o item a ser removido e clique no ícone –. Ao remover, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.

cadastrar_processo44.png

 8. Por fim, a aba Informações apresenta, ainda, o histórico das etapas processuais. Mostra os responsáveis pelo cadastro, pela revisão e pela validação, além dos dias e horários em que essas operações foram realizadas. Como o processo ainda está em processo de cadastramento, as informações relativas à revisão e à validação não constam. Ao clicar no botão Listar alterações do processo, o sistema abre a janela Consulta de alterações no cadastro de processos, na qual é possível consultar todas as alterações realizadas, assim como o usuário que as realizou, o dia e a hora em que foram realizadas.

cadastrar_processo45.png

9. Depois de inseridas todas as informações do cadastro, clique no botão Salvar. Uma vez cadastrado e salvo, o processo fica aguardando a digitalização das peças processuais para, então, prosseguir para a revisão.

cadastrar_processo46.png

E assim está concluído o cadastro de processos judiciais. Com o SAJ Procuradorias, a qualquer momento, é possível cadastrar processos que foram gerados ou ajuizados fisicamente. A vantagem, é que, com o sistema, os trâmites interno e externo passam a ser por meio eletrônico, o que traz ganhos para a organização e para a rotina de trabalho. Aproveite mais essa funcionalidade do SAJ Procuradorias.

 

Cadastro de processos - Parte 1: cadastrando dados básicos
Cadastro de processos - Parte 2: cadastrando partes
Cadastro de processos - Parte 3: cadastrando outros assuntos
Cadastro de processos - Parte 4: cadastrando movimentações
Cadastro de processos - Parte 5: informando dados complementares

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Thais da Silva Medeiros Caetano
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?