Como crio um modelo de grupo/documento no SAJ SG Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 09/03/2020

 

No SAJ SG, a criação de modelos de documento tem o objetivo de facilitar e acelerar a emissão de documentos, assim como o andamento processual. Vamos conhecer a criação de uma Certidão, usando como base um modelo de grupo existente.

Saiba mais

 

Acompanhe o passo a passo de como criar um Modelo de Grupo no SAJ SG:

1. Acesse o menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos. Você também pode acessar diretamente pelo Gerenciador de Arquivos na barra superior do sistema.

01_tela_principal.png

 

2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, no campo das Pastas (tem 1 da figura), clique no símbolo (+) da pasta que estiver trabalhando (no exemplo, utilizamos a pasta Certidões, item 2 da figura) e dê dois cliques em Modelos do Grupo (item 3 da figura). Escolha um documento existente (documento que servirá como base) (item 4 da figura) e com o botão direito do mouse escolha a opção Novo Modelo de Documento (item 5 da figura).

02_expediente.png

 

3. Na tela do Cadastro de Modelos de Documentos, informe um nome ao modelo (item 1 da figura) que está sendo criado. Escolha entre as opções Grupo e Usuário. Neste caso, sugere-se escolher Grupo (item 2 da figura). Em seguida, escolha a área de abrangência do modelo: Cível, Crime ou Ambas  (item 3 da figura) e clique na aba Movimentações (item 4 da figura).

03_cadastro_modelo_de_codumento.png

 

4. Na aba Movimentações, informe a movimentação que será vinculada ao modelo criado. Selecione a caixinha do campo "Possui movimentações" (item 1 da figura), para permitir a vinculação de movimentações ao modelo para o momento da emissão de documentos. Em seguida, clique na lupa para selecionar o tipo de movimentação (item 2 da figura). Escolha a movimentação desejada (item 3 da figura) e clique em Selecionar (item 4 da figura). 

04_cadastro_modelo_finalizado.png

Observação

A aba Compartilhamento não precisa ser preenchida, pois o modelo já é de Grupo e não há a necessidade de compartilhá-lo. Da mesma maneira ocorre com a aba Modelo Dependente, pois essa aba é de uso exclusivo para processos Físicos.

 

 

5. Na aba Modelo Dependentes é possível vincular outros documentos para serem emitidos automaticamente pelo sistema quando da assinatura deste. Por fim, clique no botão Salvar para gravar as configurações e começar a redigir o texto do modelo criado. O Editor de Texto se abrirá automaticamente. Edite o texto de acordo com a necessidade.

05_editor_de_texto.png

  

Saiba mais

Para facilitar a rotina de Emissão de documentos, é possível incluir dentro do modelo criado “Campos” que o SAJ/SG5 automaticamente os preencherá no ato da emissão de documentos. Para saber mais, acesse o link:

Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ SG Tribunais?

 

 

6. Para alterar alguma configuração do modelo criado (Ex. Trocar a movimentação vinculada), clique com o botão direito do mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Cadastro do Modelo”. E para alterar o texto do modelo criado, clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Editar”.

06_cadastro_do_modelo.png

Observação

Para configurar um modelo dependente da certidão. Clique na aba Modelos dependentes (item 1 da figura), clique sobre o ícone do filtro mceclip0.png (item 2 da figura) para incluir um modelo, clique no ícone LUPA (item 3 da figura) e pesquise o documento que será vinculada ao modelo criado. Após selecionado, clique em Salvar.

07_MODELOS_DEPENDENTES.png 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Luana de Quadros
Validação: Juliana Lima de Moraes
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?