Como emitir uma manifestação por meio do Fluxo de Trabalho do SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.1.1-1

Você verá neste artigo as etapas necessárias para a emissão de manifestações em processos judiciais pelo Fluxo de Trabalho do SAJ MP. Para isso, é importante que você já tenha um modelo de manifestação criado em sua lotação.

 

Veja como criar um modelo de manifestação no SAJ MP.

1. Na tela do Fluxo de Trabalho, digite no campo N° Judiciário o número do processo em que você deseja emitir a manifestação. Também é possível buscá-lo por meio do N° MP.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_001_destaque.png

2. Após localizado o cadastro no Fluxo de Trabalho, clique com o botão direito do mouse (1) sobre ele, e selecione a opção Emitir Documento (2). Ou se a opção de Emitir Documento estiver disponível na barra de atividades, você também pode acessá-lo por ali.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_002_destaque.png

 

A atividade Emitir Documentos depende de configuração do administrador do sistema.

3. Seguindo em frente, na tela Emissão de Documentos, no campo Categoria, selecione Manifestação (1) ou a categoria onde se encontram os documentos de manifestação que deseja utilizar. Depois, clique na lupa do campo Modelo (2) para buscar todos os modelos de manifestação.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_003.png

4. Agora, em Consulta de Modelos, procure o modelo de manifestação desejado, clique nele e então em Selecionar. Ou então, dê dois cliques no modelo.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_004.png

5. Novamente na tela Emissão de Documentos, clique em Editar.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_005.png

6. O Editor de Documentos abre. Realize as alterações desejadas e, depois, é possível salvar ou finalizar a manifestação. Para salvar, clique no botão disquete (1), localizado na barra de ferramentas superior, ou utilize o atalho Ctrl+B. Caso você deseje finalizar, clique no botão Finalizar (2), encontrado na lateral esquerda da tela.

como_emitir_um_documento_de_manifestacao_006.png

 

Veja qual a diferença ente salvar e finalizar documentos no SAJ MP.

Se você optar por finalizar a manifestação, a tela Finalização de Documentos abre. Para saber como finalizar um documento, acompanhe no artigo Finalização de Documentos pelo Editor de Documentos do SAJ MP.

 Ao finalizar, a sua manifestação será emitida!

 

Caso você não tenha selecionado a opção Finalizar Assinar e peticionar é necessário enviar a petição para que ela chegue no poder judiciário.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Felipe Alves Rezende
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni

Esse artigo foi útil?