Como crio um modelo de grupo no SAJ/PG5?

Artigo elaborado com base na versão 2.0.2-0
Publicado em 17/07/2019

No SAJ PG5, a criação de modelos de documento tem o objetivo de facilitar e acelerar a emissão de documentos, assim como o andamento processual. Vamos conhecer a criação de um despacho, usando como base um modelo de grupo existente.

 

Para que você crie modelos mais facilmente, recomenda-se primeiro que consulte os guias do “Editor de Textos”, “Criação de AutoTexto” e de “Emissão de Documentos”, para que tenha as noções básicas mais importantes e possa criar modelos que otimizem o seu trabalho. Para isso, acesse os links a seguir:

Acompanhe o passo a passo de como criar um Modelo de Grupo no SAJ/PG5: 

1. Acesse o menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos. Você também pode acessar diretamente pelo Gerenciador de Arquivos na barra superior do sistema. 

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2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, clique na aba Pesquisar (item 1 da figura), selecione o tipo Modelos (item 2 da figura) e clique em Consultar (item 3 da figura). com o botão direito do Mouse sobre um documento existente (documento que servirá como base) e escolha a opção Novo Modelo de Documento (item 4 da figura). imagem_2_destacado.png

3. Na tela do Cadastro de Modelos de Documentos, informe um nome ao modelo que está sendo criado (item 1 da figura). Escolha entre as opções Grupo e Usuário. Neste caso, sugere-se escolher Grupo (item 2 da figura). Em seguida, escolha a área de abrangência do modelo (Cível, Crime ou Ambas) (item 3 da figura) e clique na aba Movimentações (item 4 da figura).

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4. Na aba Movimentações, informe a movimentação que será vinculada ao modelo criado. (Movimentação de acordo com o objetivo descrito no texto do modelo Ex. Despacho de citação).

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A aba Compartilhamento não precisa ser preenchida, pois o modelo já é de Grupo e não há a necessidade de compartilhá-lo.

Da mesma maneira ocorre com a aba Modelo Dependente, pois essa aba é de uso exclusivo para processos Físicos.

5. Na aba Assinatura, marque a pessoa responsável por assinar este tipo de documento. E na aba Atos do Documento é possível vincular outros documentos para serem emitidos automaticamente pelo sistema quando da assinatura deste.

6. Por fim, clique no botão Salvar para gravar as configurações e começar a redigir o texto do modelo criado. O Editor de Texto se abrirá automaticamente. Edite o texto de acordo com a necessidade.

7. Para facilitar a rotina de emissão de documentos, é possível incluir dentro do modelo criado “Campos” que o SAJ/PG5 automaticamente os preencherá no ato da emissão de documentos. Para incluir um campo, clique no botão “Exibir lista de Campos” e escolha o campo desejado. Após concluir a edição do texto, clique no botão “Salvar” (Disquete localizado na parte superior do Editor de Texto). Pronto! O modelo já estará disponível para uso.

 

  • Para alterar alguma configuração do modelo criado (Ex. Trocar a movimentação vinculada), clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Cadastro do Modelo”.
  • Para alterar o texto do modelo criado, clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Editar”.
  • O SAJPG5 permite a vinculação de Atos dos Modelos de Documentos criados através da aba “Atos do Documento” existente na tela de cadastro de modelo.

8. Para configurar os atos, você deverá preencher as abas apresentadas:

  1. Item “Ato”: selecione o objetivo do ato “Intimação”, “Citação” ou “Outros Atos”, conforme o ato a praticar;
  2. Item “Forma”: selecione a forma do ato que será gerado quando for emitido o documento.
  3. Item “Modelo”: Aqui deve-se selecionar o modelo institucional correspondente à forma do ato selecionado na aba anterior;
  4. Item “Prazo”: indique o prazo do ato processual, caso exista;
  5. Item “Automática”: se selecionado, o sistema gera automaticamente o documento.
  6. Item “Tipo de Seleção”: Selecione as pessoas a quem é dirigido o documento: as partes ativas, partes passivas, todas as pessoas do processo etc.;
  7. Item “Modo de finalização”: Determina como o ato será criado e se necessitará de intervenção do usuário. Indica o modo de finalização do documento que será gerado pelo ato.

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Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Luana de Quadros 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

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