Como crio um modelo de grupo/documento no SAJ PG Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 21/02/2020

 

No SAJ PG5, a criação de modelos de documento tem o objetivo de facilitar e acelerar a emissão de documentos, assim como o andamento processual. Vamos conhecer a criação de um despacho, usando como base um modelo de grupo existente.

 

Saiba mais

Para que você crie modelos mais facilmente, recomenda-se primeiro que consulte os guias do “Editor de Textos”, “Criação de AutoTexto” e de “Emissão de Documentos”, para que tenha as noções básicas mais importantes e possa criar modelos que otimizem o seu trabalho. Para isso, acesse os links a seguir:

 

Acompanhe o passo a passo de como criar um Modelo de Grupo no SAJ PG5: 

1. Acesse o menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos. Você também pode acessar diretamente pelo ícone do Gerenciador na barra superior do sistema. 

imagem_1_desfacado.png

 

2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, clique na aba Pesquisar (item 1 da figura), selecione o tipo Modelos (item 2 da figura) e clique em Consultar (item 3 da figura). com o botão direito do Mouse sobre um documento existente (documento que servirá como base) e escolha a opção Novo Modelo de Documento (item 4 da figura).

imagem_2_destacado.png

 

3. Na tela do Cadastro de Modelos de Documentos e na aba Informações, defina um nome ao modelo (item 1 da figura), de modo que possa pesquisar facilmente quando emitir expedientes. No campo "Tipo", selecione a opção Grupo (item 2 da figura), para que toda sua unidade tenha acesso a ele. Em seguida, escolha a Área de abrangência do modelo, podendo ser Cível, Crime ou Ambas (item 3 da figura) e depois clique na aba Movimentações (item 4 da figura). 

imagem_3_destacado.png

 

4. Na aba Movimentações, informe a movimentação que será vinculada ao modelo criado. Clique no botão + e busque pelo nome ou código do modelo (importante pois constará para a estatística da vara).

imagem_4_destacado.png

Observação

A aba Compartilhamento não precisa ser preenchida, pois o modelo já é de Grupo e não há a necessidade de compartilhá-lo.

Da mesma maneira ocorre com a aba Modelo Dependente, pois essa aba é de uso exclusivo para processos Físicos.

 

 

5. Na aba Assinaturas, marque para qual fila o documento emitido será encaminhado para assinatura (Magistrado, Escrivão etc) no subfluxo de documentos

Como_crio_um_modelo_de_grupo5.png

 

6. Na aba Atos do Documento é possível vincular outros documentos (atos de cumprimento) para serem emitidos automaticamente pelo sistema quando da assinatura deste. Para configurar os atos, você deverá preencher as abas apresentadas: 

  • Item “Ato”: selecione o objetivo do ato “Intimação”, “Citação” ou “Outros Atos”, conforme o ato a praticar; 
  • Item “Forma”: selecione a forma do ato que será gerado quando for emitido o documento. 
  • Item “Modelo”: selecione o modelo institucional correspondente à forma do ato selecionado na aba anterior; 
  • Item “Prazo”: indique o prazo do ato processual, caso exista; 
  • Item “Automática”: se selecionado, o sistema gera automaticamente o documento. 
  • Item “Tipo de Seleção”: selecione as pessoas a quem é dirigido o documento: as partes ativas, partes passivas, todas as pessoas do processo etc.; 
  • Item “Modo de finalização”: determina como o ato será criado e se necessitará de intervenção do usuário. Indica o modo de finalização do documento que será gerado pelo ato 

Como_crio_um_modelo_de_grupo_6.png

 

7. Por fim, clique no botão Salvar para gravar as configurações e começar a redigir o texto do modelo criado. O Editor de Texto se abrirá automaticamente. 

Para facilitar a rotina de emissão de documentos, é possível incluir “Campos de Texto dentro do modelo criado e o SAJ/PG5 automaticamente os preencherá no ato da emissão de documentos. Para incluir um campo, clique no botão Exibir lista de Campos” blobid2.png ou aperte a tecla F5 do seu teclado e escolha o campo desejado. Após concluir a edição do texto, clique no botão “Salvar blobid3.png. Pronto! O modelo está criado e disponível para uso. 

Como_crio_um_modelo_de_grupo_7.png

Observação
  • Para alterar alguma configuração do modelo criado (Ex. Trocar a movimentação vinculada), clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Cadastro do Modelo”.
  • Para alterar o texto do modelo criado, clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Editar”.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Luana de Quadros
Validação: Fernando Aparecido da Cruz
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?