Como configuro ajustes positivos no peso de um procurador no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.1.1-15

Quando um procurador inicia em uma banca nova ou fica muito tempo sem participar da distribuição automática, ele entra com um peso de processos menor que os demais procuradores da chefia. Caso não seja aplicado o equilíbrio de processo, esse procurador receberá todos os processos novos até atingir o equilíbrio.

Para evitar a sobrecarga desse procurador, foi criado o Ajuste Positivo, que tem a finalidade de equilibrar o peso de forma gradativa, fazendo com que todos os procuradores da chefia continuem recebendo processos. A partir do momento que o peso for reequilibrado entre os procuradores, o ajuste positivo deixa de ser necessário.

 

Este artigo está dividido em duas partes: na primeira parte mostraremos como configurar o ajuste; na segunda, serão apresentadas as fórmulas e a lógica utilizada pelo sistema para realizar o cálculo do ajuste, juntamente com um exemplo prático.

 

 

Para saber mais sobre o equilíbrio de pesos dos processos, leia nosso artigo Como o sistema faz o equilíbrio de peso dos processos dos procuradores?

Vamos ver a partir de agora como configurar o ajuste positivo no peso do procurador no SAJ Procuradorias:

1. Acesse o menu Configurações e clique na opção Configurações para distribuição automática.

regra_ajustes_positivos_01.png

2. Na janela Configurações para Distribuição, preencha as informações da banca: chefia, procuradoria e área(1). Preencha também o nome do Procurador(2).

regra_ajustes_positivos_02.png

3. Clique no íconeicone_inserir.png (1). O sistema irá incluir uma linha na tabela, registrando a data de início do novo histórico. Na coluna Situação, clique na seta e selecione a opção Em Exercício(2).

regra_ajustes_positivos_03.png

4. Ao lado direito estão as opções de ajustes. Para configurar os ajustes positivos para processos (Definitivas) (1), clique sobre uma das opções do Grupo de Distribuição. Para exemplificar, neste artigo iremos escolher o grupo Ordinárias(2).

regra_ajustes_positivos_04.png

5. Depois de clicar sobre o grupo desejado, clique no ícone de inserir(1) e defina a data de início e de término do ajuste(2). Se não houver uma data definitiva, deixe a data de término em branco. Também é necessário que o valor positivo do ajuste (%Ajuste) e o Motivo sejam preenchidos(3).

regra_ajustes_positivos_05.png

6. Após o preenchimento das informações, não esqueça de Salvar(1). No momento em que esta operação for realizada, o sistema irá marcar, automaticamente, a opção de ajuste das ordinárias(2), indicando que este grupo possui ajustes de pesos aplicados.

regra_ajustes_positivos_06.png

7. O mesmo princípio se aplica às pendências: selecionando a opção Provisórias (intimações)(1), é possível ajustar o peso do procurador na distribuição de pendências. Clique no íconeicone_inserir.png (2) e insira as mesmas informações do tópico anterior: data de início e de término do ajuste, se houver, e o valor do ajuste (%Ajuste) e o Motivo (3).

regra_ajustes_positivos_07.png

8. E, para finalizar, não esqueça de sempre Salvar as configurações realizadas.

Pronto. Realizar o ajuste de pesos é muito simples e possibilita que a distribuição automática seja realizada considerando a viabilidade da carga de trabalho do procurador. 

 

 

Quer entender como funciona o mecanismo lógico do ajuste dos pesos? Verifique a segunda parte deste conteúdo: Como funciona a regra de ajustes positivos na carga de pesos do procurador no SAJ Procuradorias?

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Denise Santin Ebone
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?