Como utilizo a ferramenta Autotexto no Editor de textos do SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 07/12/2020


O Editor de Textos do SAJ Procuradorias possui diversas funcionalidades para agilizar a sua rotina, entre elas a ferramenta Autotexto, que permite substituir um termo ou palavra-chave digitada por uma frase ou parágrafo, facilitando, assim, a elaboração de seus documentos.

É possível, por exemplo, cadastrar um trecho de uma lei em um pequena expressão chave. Ao ser digitada, a expressão trará para o documento todo o trecho cadastrado. Se interessou? Veja como funciona a ferramenta.

1. Dentro do Editor de Textos, acesse o menu Ferramentas (1) e clique na opção Cadastro de Autotextos (2).

Dica

Você também consegue acessar a tela de Cadastro de Autotextos por meio do atalho Shift+Ctrl+F3.

01.png


2 Na janela Cadastro de Autotextos, clique em Novo.

02.png


3. No campo Abreviação, crie um termo ou expressão que, ao ser digitada, trará o texto integral. Por exemplo. Art.77.

03.png


4. No campo disponível para texto (1), insira a frase ou parágrafo que será adicionada ao documento quando a abreviação for digitada. Utilize a barra de ferramentas de edição logo acima do campo (2) para formatar o trecho como quiser.

04.png

 

5. Para que outros usuários também possam utilizar o autotexto cadastrado, selecione a opção Compartilhado com os grupos (1).

6. Em seguida, clique no botão Inserir (2), representado por um sinal de mais na lateral direita da janela, para exibir a lista de grupos (3) com os quais é possível compartilhar o autotexto.

7. Na tela Consulta de grupos, selecione os grupos (4) com os quais deseja compartilhar e clique em Selecionar (5), no canto inferior esquerdo da janela.

05.png

 

8. De volta à tela de Cadastro de Autotextos, perceba que os grupos foram adicionados ao campo de compartilhamento (1). Para concluir clique em Salvar (2).

06.png

 

9. Pronto, seu autotexto foi cadastrado. Para utilizá-lo em seus documentos, insira o carácter especial arroba (@) seguido da abreviação cadastrada. Por exemplo: @Art.77 (1). Neste momento o sistema exibirá uma pequena observação (2) com o início do trecho cadastrado, junto com a informação Pressione ENTER para inserir.  

07.png

 

10. Aperte a tecla ENTER e o autotexto será inserido em seu documento.

08.png

Dica

Caso deseje criar um autotexto a partir de um trecho do documento em elaboração, selecione o trecho desejado (1), clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique na opção Cadastro de Autotextos (2) (ou aperte juntas as teclas Shift+CTRL+F3). 

09.png

A seguir, repita os passos 3 a 8.

 

Você pode acessar a seção Autotextos (1) do Painel Auxiliar (para isso utilize a tecla F6 do seu teclado) para visualizar todos os seus Autotextos cadastrados (2) . Para inserir algum deles ao seu documento clique duas vezes sobre ele com o mouse ou selecione o texto desejado e pressione a tecla Enter do teclado.

10.png


Com funcionalidade Autotexto você pode salvar em palavras-chave os textos que mais utiliza e, assim,  ganhar mais agilidade na elaboração de seus documentos. Aproveite!

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Lucas Larroyd Souza
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

 

Esse artigo foi útil?