Como realizo o Peticionamento Eletrônico Inicial pelo Painel do Advogado no Portal e-SAJ?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 1.3.8-0 | Atualizado em: 20/04/2020

O Painel do Advogado no Portal e-SAJ tem por objetivo facilitar e organizar o acesso às informações. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar os dados da petição e preencher os campos em uma única tela.

O novo Peticionamento Eletrônico, que com base na experiência do usuário, é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela.

Acompanhe na prática como realizar esse procedimento nessa nova versão.

1. Identifique-se no Portal e-SAJ das seguintes maneiras:

1.1 Não estou habilitado:

Selecione a opção "Não estou habilitado" e realize o seu cadastro através do seu CPF.

01_n_habilitado_DESTAACADO.jpg

Você receberá um e-mail de confirmação para concluir o cadastro, é necessário que seus dados estejam atualizados no CNA (Cadastro Nacional dos Advogados).

Atenção

Caso não receba o e-mail de confirmação, entre em contato com a sua seccional para atualizar seus dados.

 

1.2 Já sou habilitado: Caso você já esteja habilitado no portal e-SAJ, escolha uma das formas de identificação: CPF ou Certificado Digital.

Observação

Se o seu objetivo é realizar o Peticionamento Eletrônico, utilize a opção “Certificado Digital”. (item 1 da figura).

02_indentif_destacado.jpg

 

2. Ao acessar o Painel do Advogado, clique em Petição inicial (item 1 da figura) e selecione a opção desejada (item 2 da figura). Nesse exemplo, faremos a Petição Inicial do 1º Grau.

05_pet_destacado.jpg

 

 

3. Preencha os campos: Dados para o processo (item 1 da figura), Polo ativo (item 2 da figura) e Polo passivo (item 3 da figura).

Observação

Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório.

08_certificado_desfocado.jpg

 

4. Após o preenchimento dos dados do processo, cadastre as partes do processo clicando em “Adicionar parte” e selecione qual parte deseja cadastrar “Requerente” ou “Advogado”.

01_cadastro_partes.jpg

Dica

Caso você deseje que uma sociedade de advogados receba também as intimações deste processo, clique em “Receber intimações como Sociedade de Advogados” e preencha os dados da sociedade.

02_receber_intima__es_com_sociedade.jpg

 

5. Se desejar, você poderá cadastrar a parte passiva clicando no botão “Adicionar parte” no campo “Polo Passivo” e selecione o tipo de participação “Requerido”.

03_cadastro_parte_passiva.jpg

 

6. Anexe a sua petição inicial, clicando em Selecionar PDF e buscando em seu computador ou clique no arquivo com o botão direito do mouse arrastando ao local indicado (item 1 da figura).  

06_anexo_doc_destacado.jpg

 

7. O primeiro documento anexado é categorizado como o tipo de documento “Petição”, clique no botão “Adicionar outros documentos” e selecione os demais documentos.

04_adicionar_outros_documentos.jpg

 

8. Após o preenchimento dos campos, selecione o certificado digital (item 1 da figura) e, em seguida, clique na opção Protocolar (item 2 da figura).

08_certificado_desfocado_2.jpg

 

Observação

Você tem a opção de "Salvar para continuar depois" (item 1 da figura) ou "Salvar para protocolar depois" (item 2 da figura).

08_certificado_desfocado_3.jpg

Após a finalização do peticionamento eletrônico inicial, será exibida a tela de conclusão com o número do protocolo e link para downloads dos documentos protocolados e o sistema encaminhará um e-mail com os dados do protocolo.
 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Joanne Vander de L. C. de Lima
Validação: Susi Sawada
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?