Como realizo o Peticionamento Eletrônico Inicial pelo Painel do Advogado no Portal e-SAJ?

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Versão: 1.3.8-0 | Atualizado em: 21/05/2021

 

O Painel do Advogado no Portal e-SAJ tem por objetivo facilitar ao advogado o acesso às informações processuais, além de gerir suas petições enviadas. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar os dados da petição e preencher os campos em uma única tela.

O novo Peticionamento Eletrônico, que com base na experiência do usuário, é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela.

Acompanhe na prática como realizar esse procedimento nessa nova versão.

Identifique-se no Portal e-SAJ das seguintes maneiras: 

- Não estou habilitado;

- Já sou habilitado.

 

1. Não estou habilitado:

1.1 Se ainda não possui cadastro, selecione a opção "Não estou habilitado", informe o seu CPF e clique no botão Iniciar cadastro

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1.2 Preencha os campos obrigatórios, como: “Nome”, “E-mail”, Confirmação do e-mail", “CPF”, “Gênero e clique em Salvar. 

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Você receberá um e-mail de confirmação para concluir o cadastro, é necessário que seus dados estejam atualizados no CNA (Cadastro Nacional dos Advogados).

Atenção

Caso não receba o e-mail de confirmação, entre em contato com a sua seccional para atualizar seus dados.

 

2. Já sou habilitado

2.1 Caso você já esteja habilitado no portal e-SAJ, escolha uma das formas de identificação: CPF ou Certificado Digital.

Observação

Se o seu objetivo é realizar o Peticionamento Eletrônico, utilize a opção “Certificado Digital”. (item 1 da figura).

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2.2 Ao acessar o Painel do Advogado, clique em Petição inicial (item 1 da figura) e selecione a opção desejada (item 2 da figura). Nesse exemplo, faremos a Petição Inicial do 1º Grau.

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2.3 Preencha os campos: Dados para o processo (item 1 da figura), Polo ativo (item 2 da figura) e Polo passivo (item 3 da figura).

Observação

Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório.

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2.4 Após o preenchimento dos dados do processo, cadastre as partes do processo clicando em “Adicionar parte” e selecione qual parte deseja cadastrar “Requerente” ou “Advogado”.

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Dica

Caso deseje que uma sociedade de advogados receba também as intimações deste processo, clique em “Receber intimações como Sociedade de Advogados” e preencha os dados da sociedade.

02_receber_intima__es_com_sociedade.jpg

 

2.5 Se desejar, você poderá cadastrar a parte passiva clicando no botão “Adicionar parte” no campo “Polo Passivo” e selecione o tipo de participação “Requerido”.

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2.6 Anexe a sua petição inicial, clicando em Selecionar PDF e buscando em seu computador ou clique no arquivo com o botão direito do mouse arrastando ao local indicado (item 1 da figura).  

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2.7 O primeiro documento anexado é categorizado como o tipo de documento “Petição”, clique no botão “Adicionar outros documentos” e selecione os demais documentos.

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2.8 Após o preenchimento dos campos, selecione o certificado digital (item 1 da figura) e, em seguida, clique na opção Protocolar (item 2 da figura).

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Observação

Você tem a opção de "Salvar para continuar depois" (item 1 da figura) ou "Salvar para protocolar depois" (item 2 da figura).

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Após a finalização do peticionamento eletrônico inicial, será exibida a tela de conclusão com o número do protocolo e o link para download dos documentos protocolados. O sistema encaminhará um e-mail com os dados do protocolo.

Pronto! Viu como é fácil se cadastrar no portal e-Saj e peticionar iniciais e intermediárias? Com este conhecimento sua produtividade aumentará, compartilhe este conhecimento! 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Joanne Vander de L. C. de Lima
Validação: Thiago Brito da Silva
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
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