Como enviar um aditamento pelo portal no SAJ MP

Você sabia que é possível aditar documentos fora do SAJ MP? O aditamento é uma funcionalidade, que permite que usuários autorizados possam acessar o portal do MP, e por meio dele enviar ao SAJ MP documentos para cadastros em que possua autorização. Acompanhe neste artigo o passo a passo para realizar este procedimento.

 

Para acessar o portal do MP é necessário possuir usuário e senha cadastrados. Caso você ainda não tenha senha acesse aqui para saber como criá-la.

1. Acesse o portal do Ministério Público, e preencha os campos com o seu CPF (1) e a sua senha SAJ MP (2), e depois clique no botão Acessar (3).

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_001_destaque.png

2. Ao acessar a área restrita serão apresentadas duas opções, a Consulta de processo e o Histórico de aditamentos. Selecione a ação Consulta de Processo

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_002_destaque.png 

3. Neste momento você poderá escolher a opção de consulta por: Número do Processo, por nome das partes, pelo Nº MP ou Nº SAJ. Escolha uma dessas opções de consulta (1), preencha o campo de Código de segurança (2), e clique em Consultar (3). 

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_003_destaque.png

 

Conheça neste artigo como preencher cada uma das opções de consulta.

4. Ao realizar a busca, clique no botão Aditar Documento, como indicado na imagem abaixo, para anexar o documento que irá aditar.

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_004_destaque.png

 

Somente será possível enviar documentos com a extensão .pdf, e os documentos enviados serão quebrados conforme a quebra de documentos já existente atualmente na Pasta Digital do MP.

5. Uma pasta do seu computador será aberta. Procure em seu computador (1) pelo documento que deseja aditar. Selecione-o (2), e clique em Abrir (3). 

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_005_destaque.png

6. Note que o arquivo aparece anexado agora (1). Na sequência, clique no botão Enviar Documento (2).

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_006_destaque.png

7. Em seguida, será exibida a mensagem “Documentos enviados com sucesso ao Ministério Público para análise e liberação” confirmando o envio do aditamento. Clique em Fechar

como_enviar_um_aditamento_pelo_portal_007_destaque.png

O documento aditado ficará aguardando liberação nos autos dentro do SAJ MP. Neste caso, o usuário que possuir autorização poderá realizar o procedimento. Veja neste artigo como realizar esta atividade de liberação de documentos aditados pelo portal do MP.

 

Após o envio de aditamentos, é possível consultar o histórico de envios no portal do MP. Veja como neste artigo.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Anderson Luiz da Costa
Adequação e revisão: Marina de Oliveira Arrabal

Esse artigo foi útil?