Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-12
O Ministério Público precisa ter um certificado no sistema, o qual é utilizado para assinar os documentos que acompanham a petição com um certificado institucional do tipo A1. Este é configurado pelo administrador do sistema, e utilizado também para os serviços de integração com o Tribunal de Justiça. A sua inclusão ocorre por meio de um Assistente Integrado do SAJ/ADM. Veja neste artigo como realizar esta funcionalidade.
1. Na tela inicial do sistema, clique no menu Apoio (1) e selecione a opção Certificados Digitais (2).
2. Ao abrir a janela Certificados, clique em Importar.
3. A janela do Assistente para Importação de Certificados aparecerá. Clique em Próximo para continuar a instalação.
4. O Assistente guiará a instalação, e solicitará escolher a Finalidade (1) e o nome do arquivo clicando sobre o botão Procurar (2). Na sequência, clique sobre o botão Próximo > (3).
É necessário importar arquivos no formato PKCS Nº12 (.pfx, .p12) |
5. O Assistente então guiará para inserir a senha do certificado (1) e o e-mail principal (2). Em seguida basta avançar clicando sobre o botão Próximo > (3).
6. Na sequência clique sobre o botão Concluir.
Vale lembrar que existem configurações definidas pelo administrador do sistema sobre o tempo de antecipação em dias para iniciar a notificação dos certificados digitais a expirar, deixa visível na tela inicial do sistema quantos dias faltam para que o certificado expire.
O tutorial acima também serve para incluir o certificado de segundo plano (integração). Utilize este passo a passo quando necessário.
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Akassio Miranda Silva
Adequação e revisão: Marina de Oliveira Arrabal