Como evoluir um cadastro no SAJ MP?

Clientes: MPAC | MPAL | MPAM | MPCE | MPMS | MPSC
Versão: 5.0.8-4 | Atualizado em: 24/06/2021

Você sabia que é possível evoluir um cadastro no SAJ MP, transformando um cadastro inicial em um cadastro mais avançado? Neste artigo utilizaremos como exemplo a evolução de um Protocolo para uma Notícia de Fato. 

Atenção

Os cadastros que podem ser evoluídos são: atendimento, manifestação, notícia de fato, notícia de fato eleitoral, procedimento preparatório, procedimento investigatório criminal, inquérito civil, procedimento eleitoral, procedimento administrativo, procedimento de registro público, protocolo, cadastro da corregedoria. Vale lembrar que a evolução para um tipo de cadastro é configurável e definida pelo administrador do sistema de cada Ministério Público.

1. Na tela inicial do SAJ MP insira o Nº MP no Acesso Rápido (1), e clique na tecla Tab ou a tecla Enter para prosseguir. 

01_tela_inicial_sistema.png

2. Ao abrir a tela Cadastro de Protocolos clique no ícone Evoluir (1). 

02_cadastro_protocolo.png

3. O sistema abrirá a tela Evolução de Protocolo, selecione o Tipo de Cadastro (1) no campo Cadastro de Destino, neste caso foi selecionada a Notícia de Fato. Selecione as partes que serão copiadas (2), em seguida clique na seta direcionada para a direita (3), para que os dados sejam enviados para as partes do cadastro de destino. Na sequência, clique em Continuar na barra inferior da janela (4). 

03_evolucao_protocolo.png

4. Selecione os documentos que serão copiados para o cadastro de destino (1), clique na seta direcionada para a direita (2) e selecione o botão Continuar (3) a evolução do cadastro. 

Observação

Os documentos serão copiados na mesma ordem que se encontram na pasta do processo de origem.

04_evolucao_protocolo.png

Observação

Caso todas as partes envolvidas forem selecionadas para a evolução, basta clicar no botão Todos, que se localiza na barra inferior da janela de Evolução de Protocolo.

05_todas_as_partes.png

5. Neste caso, a janela Cadastro de Notícia de Fato se abrirá. Clique na lupa dos campos Município de fato (1), Assunto (2) e Comarca do fato (3), que são campos obrigatórios indicados com a bola vermelha, e em seguida preencha o campo Objeto (4). Na sequência clique em Salvar (5). 

06_cadastro_noticia_de_fato.png

6. Depois de salvo o cadastro evoluído, ao clicar em Fechar, aparecerá uma outra tela de confirmação para finalizar o cadastro de origem, no caso, o protocolo. 

07_confirmacao.png

Atenção

A janela de confirmação aparece, pois caso você não queira finalizar o cadastro de origem, o mesmo poderá ser utilizado para outros fins no sistema, então é necessário clicar em Não. Caso você queira finalizar, clique em Sim. Se finalizado, o protocolo não poderá mais ser utilizado.

Pronto! Agora você já sabe como evoluir um cadastro no SAJ MP. Utilize essa funcionalidade e otimize seu dia-a-dia. 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Anderson Luiz da Costa e Douglas Barbosa Petry
Revisão: Jamerson Robert Martins
Validação: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.