Como instalo e configuro a impressora virtual do SAJ Procuradorias?

Atualizado em: 22/04/2021  


A impressora virtual do sistema SAJ Procuradorias tem como objetivo a importação de conteúdos provenientes de documentos e páginas da internet diretamente para a pasta digital dos devidos processos. Basta indicar o número do processo e a impressora se encarrega de anexar o conteúdo. Sua instalação conta com várias etapas. Confira!


Etapa 1 – Instalação do aplicativo PDF Creator.


1.1 Faça o download do aplicativo PDF
Creator no link: http://download.pdfforge.org/download/pdfcreator/PDFCreator-stableInstalação PDFCreator ou solicite o instalador à equipe de suporte da Softplan 

1.2 Com o download concluído, proceda à instalação.

1.3  Na primeira tela, selecione o idioma (1) a ser utilizado e clique em Install (2).

01.png


1.4 Enquanto a instalação estiver em andamento, será exibida a mensagem Por favor, aguarde um momento... O software esta sendo instalado. Aguarde até que a próxima tela seja exibida.

02.png


1.5  Concluído o procedimento, será exibida em tela a mensagem O PDF Creator foi instalado com sucesso

03.png

 

Etapa 2 - Configuração do aplicativo PDF Creator.

2.1 Na sequência, clique em Start PDF Creator, no canto inferior direito da janela, para realizar as configurações necessárias.

04.png

Dica

Caso, porém, tenha fechado a janela sem querer, localize o ícone do PDF Creator em sua área de trabalho, clique sobre ele (1) com o botão direito do mouse e, no menu que se abrirá, clique na opção Executar como Administrador (2).

01.png

 

2. A janela de configurações do PDF Creator será exibida. Nela, clique em Perfis (1). 

3. Na aba Perfis, clique em Adicionar (2), no canto superior direta da tela, para adicionar um novo perfil à sua impressora.

02.png


4. Informe um nome (1) para o seu perfil, como por exemplo, SAJ – Importar Documento, e na sequência clique em OK (2).

03.png


5. Na tela Modificar as Configurações: Formato de saída,  selecione o formato do arquivo (1) (use, preferencialmente o formato PDF)clique em OK (2).

04.png


6. Em seguida, na tela de Configurações localize o campo Salvar, coloque-o no modo Automático.

05.png

 

7. Na tela Modificar as configurações: Salvar:

  • no campo Nome do Arquivo (1), informe a configuração que deve ser aplicada na geração do nome dos arquivos, Para tanto, utilize o padrão que preferir selecionando, dentre as opções disponíveis, clicando na seta ao lado do campo (2). No exemplo, o PDF gerado será nomeado unindo o nome do arquivo, nome do autor e a data de impressão.
  • no campo Diretório de Destino (3), informe o local onde deseja que seus documentos sejam salvos em seu computador.

8. Por fim, clique em OK (4) no canto inferior esquerdo da tela.

06.png


9. Para concluir, acesse a aba Impressora e selecione a impressora que você acaba de configurar. Neste exemplo, a impressora SAJ - Importar Documento

07.png


Pronto, sua impressora foi devidamente instalada e configurada.
 

Saiba mais

Não sabe como utilizar a impressora virtual? Confira o artigo:

Como utilizo a impressora virtual no SAJ Procuradorias?

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Ingrid Cruz
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.