Como configuro ajustes negativos no peso de um procurador no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.4.0-7
Atualizado em: 11/12/2020  


O Ajuste Negativo tem a função de fazer com que determinado procurador tenha uma probabilidade menor de receber processos que os outros procuradores sem ajuste. Isto fará com que, gradativamente, o peso deste procurador se distancie em menor número dos demais.

Esse ajuste, geralmente, é utilizado quando um procurador tem acúmulo de função, como quando, Por exemplo, um procurador, que é Chefe, e que também possui uma banca, não consegue assumir a mesma carga de processos que o restante dos procuradores da chefia.

Observação

Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, indicamos o passo a passo de como configurar o ajuste negativo; na segunda, além de um exemplo prático, são apresentadas as fórmulas, ou seja, a lógica utilizada pelo sistema para realizar o cálculo do ajuste. 

 

Veja, a seguir, como ajustar o peso do procurador para que ele receba menos processos.

1. Acesse o menu Configurações e clique na opção Configurações para distribuição automática.

2. Na janela Configurações para Distribuição, mantenha-se na aba Lotação do procurador (1)  e preencha as informações da banca: Chefia, Procuradoria e Área (2). Informe, também, o nome do Procurador (3).

01.png


3. Clique no ícone Inserir, representando por sinal de mais (1) na lateral direita  do campo Histórico do procurador na procuradoria/área. O sistema incluirá uma linha na tabela, registrando a data de início do novo histórico. Na coluna Situação (2), selecione a opção Em Exercício.

4. No lado direito da tela encontram-se as opções de ajuste. Para configurar os ajustes negativos para processos , selecione a opção Definitivas (3), e clique sobre uma das opções do Grupo de Distribuição. Para exemplificar, neste artigo, será selecionado o grupo Ordinárias (4).

02.png


5. Em seguida, clique no ícone de Inserir representando por sinal de mais (1) na lateral direita  do campo e defina a data de Início e Término do ajuste (2). Se não houver uma data definitiva, deixe a data de término em branco. Também é necessário que o valor negativo do ajuste (%Ajuste) e o Motivo (3) sejam preenchidos.

03.png


6. Após o preenchimento das informações, não esqueça de Salvar (1). No momento em que esta operação for realizada, o sistema irá marcar, automaticamente, a opção de ajuste das ordinárias (2), indicando que este grupo possui ajustes de pesos aplicados.

04.png


7. O mesmo princípio se aplica às pendências: selecionando a opção Provisórias (intimações) (1), é possível ajustar o peso do procurador na distribuição de pendências. Insira as mesmas informações do tópico anterior: data de Início e de término do ajuste (2), se houver, e o valor negativo do ajuste (%Ajuste), bem como o Motivo (3).

05.png

8. Para finalizar, não se esqueça de sempre Salvar qualquer alteração realizada.

Pronto! Realizar o ajuste de pesos é muito simples e possibilita que a distribuição automática seja realizada considerando a viabilidade da carga de trabalho.

Saiba mais

Gostaria de entender como funciona o mecanismo lógico do ajuste de pesos? Verifique a segunda parte deste conteúdo: Como funciona a regra de ajustes negativos na carga de pesos do procurador no SAJ Procuradorias?

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Denise Santin Ebone
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.