Como configuro meu e-mail no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.1.0-90 

A funcionalidade de envio de e-mail no SAJ Procuradorias permite aos usuários o envio de e-mails diretamente pelo sistema, sem que seja preciso exportar os documentos que deseja enviar como anexo, na finalização do documento. Confira o artigo a seguir e veja como fazer isso. 

Essa configuração pode ser realizada de 2 formas: Por meio do menu Configurações ou por meio do Editor de textos, no momento do envio de um documento por e-mail. Confira e opte por aquela que melhor se adapta à sua realidade. 

1. Configuração por meio do menu Configurações

1.1 Acesse o menu Configurações, opção E-mail, Conta de usuário.

Configura__o_email_saj_procuradorias_1.png


1.2 O primeiro campo a ser preenchido é a Identidade do remetente, que como o próprio nome já indica, trata-se do nome do usuário. Preencha-o com o seu nome.

Configura__o_email_saj_procuradorias_2.png


1.3 A seguir, informe o Servidor de e-mail.

Configura__o_email_saj_procuradorias_3.png

 

O servidor de e-mails é configurado pelo administrador do sistema. Assim, para preencher este campo, solicite o auxílio dos profissionais responsáveis.

 
1.4 No campo Endereço de e-mail insira o seu endereço de e-mail corporativo completo.
Por exemplo: procurador@pge.uf.gov.br.

Configura__o_email_saj_procuradorias_4.png


1.5 No campo Usuário de autenticação, repita seu endereço de e-mail corporativo.

Configura__o_email_saj_procuradorias_5.png


1.6 Por fim, no campo Senha de autenticação, informe sua senha de acesso ao e-mail corporativo.

Configura__o_email_saj_procuradorias_6.png


1.7 Caso prefira receber uma cópia dos e-mails enviados diretamente do sistema em sua caixa de e-mails convencional, selecione a opção Ao enviar mensagens, desejo receber uma cópia do e-mail.

Configura__o_email_saj_procuradorias_7.png


1.8 Para concluir a configuração, clique em Salvar, no canto inferior esquerdo da tela.

Configura__o_email_saj_procuradorias_8.png

 

2. Configuração por meio do Editor de Textos

2.1 Com o editor de textos aberto e o documento devidamente finalizado, acesse o menu Arquivo e clique na opção Enviar por E-mail.

Configura__o_email_saj_procuradorias_9.png


2.2 Neste momento o sistema exibirá a janela Envio de e-mail. Se estiver enviado um e-mail, Preencha os campos necessários (Destinatário, Assunto e Texto) e, a seguir, clique na aba Configuração.

Configura__o_email_saj_procuradorias_10.png


2.3 Os campos a serem preenchido são os mesmos citados anteriormente (Servidor, Identidade do remetente, Endereço de e-mail, Usuário de autenticação, e Senha de autenticação). A única diferença é que, na configuração por meio do Editor de textos, é possível selecionar se a configuração da conta de e-mail será salva ou utilizada apenas para o envio em questão.

Configura__o_email_saj_procuradorias_11.png


2.4 Para concluir a configuração e enviar o e-mail, clique em Enviar.

Configura__o_email_saj_procuradorias_12.png

 

 

As orientações inseridas neste artigo são baseadas nas configurações do servidor de e-mail do Gmail, desta forma a configuração do Usuário de Autenticação poderá mudar de acordo com o Servidor de E-mail configurado em sua PGE/PGM. Qualquer dúvida deverá ser direcionada ao Administrador do Sistema da sua localidade.


Créditos - Equipe SAJ Procuradorias

Autoria: Ingrid Cruz
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?