Como pesquiso objetos do processo no fluxo de trabalho do SAJ Procuradorias?

Elaborado com base na versão 5.0.1-0

Muitas vezes é necessário verificar quais os objetos que uma determinada fila contem ou, ainda, localizar um objeto, como uma pendência ou documento, dentro do fluxo de trabalho, pois ele pode estar em mais de uma fila ou não sabermos exatamente a fila em que ele se encontra. Para isso, usamos a aba de Pesquisa do workflow, na qual podemos realizar vários tipos de filtros.

Vamos ver a seguir como funciona:

1. Acesse o menu Processos e selecione a opção Fluxo:


2. O sistema abre o Fluxo de Trabalho. Na parte superior da janela, é possível visualizar duas abas, uma denominada Fluxos de trabalho(1) e a outra, Pesquisar(2).

pesquisar_objetos_workflow02.png

3. Clique na aba Pesquisar. Você vai encontrar várias opções de filtros.

pesquisar_objetos_workflow03.png

4. Se já souber o número do processo, utilize diretamente os campos Nosso Nº(1) ou Outro Nº (2). Também é possível filtrar pelo período em que o objeto entrou na fila(2) ou pelo período de vencimento da pendência(3).

pesquisar_objetos_workflow04.png

5. O filtro Fila de trabalho, muitas vezes, é utilizado quando queremos informações de mais de um processo de uma determinada fila. Ao utilizar os filtros Trazer objetos mais antigos ou mais recentes, conseguimos limitar a quantidade de objetos que serão apresentados na pesquisa.

pesquisar_objetos_workflow05.png

6. Também é possível filtrar a consulta considerando objetos alocados para um usuário específico(1), pelo Subfluxo de trabalho(2) ou, ainda, pela Descrição da pendência(3) e pela Classe(4).

pesquisar_objetos_workflow06.png

7. Por fim, o sistema apresenta, ainda, o campo Valor da causa, no qual é possível definir acima, entre ou abaixo de um determinado valor.

pesquisar_objetos_workflow07.png

 

Alguns campos são essenciais para realizar a pesquisa, tais como: Processo, Período de entrada na fila, Objetos mais antigos ou mais recentes e Alocado para o usuário. Quanto mais filtros forem utilizados, além de não sobrecarregar a performance do sistema, mais assertivo será o resultado da consulta.

8. Agora que você já conhece todas as opções de filtros, vamos ao preenchimento de algumas opções para ver como o sistema se comporta. Inicialmente, como exemplo, utilizaremos o filtro Nosso Nº(1) - somente com o preenchimento deste campo ou do campo Outro Nº já é suficiente para que o sistema forneça o resultado desejado. Depois de preencher o campo, clique em Consultar(2).

pesquisar_objetos_workflow08.png

9. No resultado da consulta, a fila em que o objeto se encontra é apresentada do lado esquerdo(1) da tela e o objeto, propriamente dito, será apresentado do lado direito(2).

pesquisar_objetos_workflow09.1.png

10. Como um segundo exemplo, vamos utilizar o filtro Fila de trabalho(1). Como não utilizaremos outros filtros, também será necessário informar um dos campos essenciais para a pesquisa e, por isso, vamos determinar quantos objetos mais recentes deverão ser exibidos. Para exibir os resultados, clique em Consultar(2).

pesquisar_objetos_workflow10.png

11. Como ocorreu na consulta anterior, no resultado da pesquisa, a fila em que o objeto se encontra é apresentada do lado esquerdo(1) e do lado direito, os dados do objetos(2).

pesquisar_objetos_workflow11.1.png

Pronto. O que você achou? Tranquilo, não é mesmo? Utilize a aba de pesquisa do Workflow sempre que tiver necessidade de localizar algum objeto nas filas de trabalho. As atividades apresentadas são as mesmas de quando a fila é acessada diretamente no Workflow e a configuração de colunas e filtro de dados também podem ser utilizados da mesma forma.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Thais da Silva Medeiros Caetano
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?