Como funcionam as automações por movimentação no Fluxo de Trabalho do SAJ Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.1-0 | Publicação: 03/05/2019

 

O Fluxo de Trabalho é altamente dependente de movimentações, tanto as externas quanto as internas.

  • As movimentações externas são aquelas que efetivamente são lançadas no processo e podem ser visualizadas no menu Andamento, submenu Movimentação Unitária.
  • As movimentações internas são aquelas que não são lançadas no processo para visualização externa, mas que permitem a automação do fluxo de trabalho.
 

 

Um fator importante é a forma como estas movimentações são lançadas, impedindo que os documentos fiquem soltos no Fluxo de Trabalho. Isso evita que os documentos de cumprimentos, como os mandados e os ofícios, fiquem separados no fluxo de trabalho, perdendo sua função e o controle dos prazos.

Essas movimentações sempre são lançadas “de baixo para cima”, ou seja, a partir do último objeto da hierarquia até chegar ao processo.

  

Acompanhe o exemplo para facilitar a compreensão. Considere a estrutura: 

Processo

3- Configurada a movimentação 11010 para mover para a fila Recebido do juiz- Despacho.

Despacho

2- Configurada a movimentação 9990103 para mover o objeto da fila Ag. Análise.

Ofício

1- Configurada a movimentação 9990103 para mover o objeto da fila Ag. Impressão vara.

Se for lançada a movimentação 9990103 no Ofício, em seguida será lançada para o Despacho e, por último será lançada a movimentação 11010 para o Processo, pois as movimentações são realizadas sempre de "baixo para cima".

 

 

Todo documento liberado nos autos lança uma movimentação interna, que tem incidência no subfluxo de documentos e, também, uma movimentação externa, que tem incidência no subfluxo de processo.

Sendo assim, para fazer uma automação no processo (por exemplo mudar de fila) deverá configurar as movimentações.

Essas configurações são realizadas somente pelo administrador do sistema.

 

A figura a seguir ilustra como ficará a árvore do processo e seus documentos, após a realização das movimentações interna 9990103 e externa 11010.

_rvove_do_processo_no_fluxo_destacado.png

 

As imagens abaixo mostram exemplos das configurações das movimentações nos subfluxos de ofício, despacho e processo:

  • Subfluxo de processo: configurada a movimentação 11009:

imagem_03-05_2_destacado.png

 

  • Subfluxo de despacho: configurada a movimentação 9990103:

imagem_03-05_3_destacado.png

 

  • Subfluxo de ofício: configurada a movimentação 9990103: 

Lembrando que também podem ser configuradas outras condições na configuração da movimentação. No exemplo abaixo, existem opções diferenciadas para mover de fila dependendo do tipo de postagem do AR (conforme item 1 da figura).

imagem_03-05_4_destacado.png

 

 

Cabe ressaltar que nem sempre estará configurada a movimentação especificamente, mas sim a sua movimentação "pai" (11009). Neste caso, para que a automação funcione, deve ser marcada na movimentação pai a flag "Aciona a configuração do fluxo desta movimentação quando a movimentação-filha lançada não possuir configuração no fluxo".

Você terá acesso a essa configuração no PG5 ADM, menu Apoio, submenu Tipos, opção Movimentações.

 

Acompanhe na imagem abaixo o cadastro de modelo de documentos, em que é possível visualizar a configuração da movimentação externa 11010 que é "filha" da movimentação 11009, configurada no subfluxo de processo. Também é exibida a tela de movimentação unitária, onde mostra a movimentação lançada no processo após a liberação do documentos nos autos.

 imagem_03-05_5_destacado.png

 

 

Quando uma movimentação externa pode ser lançada em um processo, independente da fila em que ele se encontra, ela é configurada em “Qualquer fila”.

Essa fila só é acessível pelo Painel de Configuração do Fluxo de Trabalho no PG5 ADM e não deve ficar visível para os usuários do PG5.

 

Aproveite todas as funcionalidades disponibilizadas no Fluxo de Trabalho. Assim, você terá um acompanhamento mais preciso e eficaz no andamento processual, aumentando sua produtividade.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais 
Autoria: Thaizana Danieli Alves de Oliveira
Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?