Como altero o rito do processo no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.1.0-65

A alteração do rito do processo algumas vezes se faz necessário, como em casos de mudança de prazo, por exemplo, ou em um processo que está tramitando com Juizado especial, com um prazo mais curto, mas que, por algum motivo, precisará ser julgado com um prazo mais longo e então precisará ser tramitado em rito Comum.

Alterar o rito do processo é uma tarefa bastante simples de ser realizada dentro do sistema, mas possui como pré-requisito a permissão do usuário. Caso você precise alterar o rito, mas não tenha a devida permissão, fale com o administrador do sistema da sua procuradoria.

1. Acesse o menu Processos e clique no submenu Cadastro de Processos Judiciais para abrir a tela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais.

alterar_rito01.png

2. Preencha o campo Nosso Nº com a informação do número do processo ou o campo Outro Nº com o número judicial do processo. Após, pressione a tecla TAB do teclado para carregar as informações no sistema.

alterar_rito02.png

3. O sistema automaticamente abre o cadastro do processo na aba Dados Principais. Mantenha-se nesta aba e localize o quadrante Rito. Altere o rito do processo, selecionando a opção desejada: Comum ou Juizado Especial, conforme imagem abaixo.

alterar_rito03.png 

 

Neste artigo, utilizamos Comum e Juizado Especial como exemplos de ritos, mas os tipos podem variar de uma procuradoria para outra.


4. Ao alterar o rito do processo, você visualizará uma mensagem de aviso indicando que o prazo das manifestações pendentes será alterado. Clique no botão Ok para fechar a mensagem de aviso.

alterar_rito05.png


5. Para finalizar, clique no botão Salvar para realizar a alteração do rito processual.

alterar_rito04.png

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Thais da Silva Medeiros Caetano
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?