Como inserir e quebrar campos de texto automático no Editor de Documentos do SAJ MP?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPCE| MPMS| MPSC
Versão: 3.1.0-8 | Atualizado em: 06/04/2020

A inserção de campos de texto automáticos confere mais agilidade e eficiência na elaboração de documentos como ofícios, portarias, entre muitos outros utilizados no seu dia a dia de trabalho.

Confira neste artigo como realizar esta automatização.

 

Alguns dos dados que podem ser informados por esses campos de texto automático são, por exemplo, Nº MP (1), o tipo de cadastro (2) e o nome da parte selecionada (3). Vamos utilizar como exemplo aqui, o cadastro de notícia de fato, exibido na imagem a seguir.como_utilizar_campos_de_texto_automatico_001.png

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_002.png

Observação

Para executar os passos descritos neste artigo é preciso estar com o modelo de documento aberto, para isso, na tela inicial do sistema SAJMP, clique no menu Editor e selecione a opção Editor de Documentos, ou então, utilize a tecla de atalho F4 do seu teclado.

 

Existem duas maneiras de exibir a lista de campos automáticos que podem ser inseridos nos modelos de documentos:

1. A primeira forma é: clique no ícone Painel Auxiliar para abri-lo.

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_003.png

2. O Painel auxiliar abrirá no canto direito do editor. E na seção Campos de Texto (1) os campos de texto automático serão encontrados. Além disso, em Descrição (2), você encontrará qual informação é preenchida no campo selecionado.

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_004.png

3. Outra forma é acionando a tecla de atalho F5 no seu teclado. feito isso, será exibida uma janela com os campos automáticos. Para buscar os campos, clique nos botões de adição (+) ao lado de cada um dos textos desejados para expandir a lista de opções.

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_005.png

4. Para inserir campos, clique no local desejado no documento (1) e então clique duas vezes em um campo (2).

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_006.png

5. Se desejar remover ou substituir um campo, basta "quebrá-lo", ou seja, posicione o cursor do seu mouse sobre o campo do modelo, clique no menu Editar e selecione a opção Quebrar Vínculo do Campo.

como_utilizar_campos_de_texto_automatico_007.png

Dica

Você também pode fazer essa operação de quebra colocando o cursor sobre o campo e utilizando o atalho Ctrl+Q.

Realizadas as ações descritas neste artigo, você viu como inserir e quebrar campos de texto automático no Editor de Documentos. Aproveite essa funcionalidade para elaborar textos com mais agilidade.

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria e validação:
Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Dariana Farias
Esse artigo foi útil?