Qual é a diferença entre salvar e finalizar documentos no SAJ MP?

Artigo elaborado com base na versão 3.1.0-8

Ao elaborar uma peça no Editor de Documentos, é possível salvá-la ou finalizá-la. Você sabe a diferença entre essas duas operações?

Ao emitir um documento no SAJ MP é preciso salvá-lo sempre que você fechar o editor, para que as alterações realizadas sejam registradas. Por sua vez, quando uma peça é finalizada e liberada nos autos, ela não pode mais ser editada, passando para a Pasta Digital do MP.

 

Há usuários que tem permissão para editar documentos que foram finalizados e que não estão liberados nos autos digitais.

Veja exemplos a seguir para compreender melhor esses conceitos.

Salvar documentos

1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho do Fluxo de Trabalho para abri-lo.

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2. No fluxo de trabalho da Promotoria (1), subfluxo Processos Judiciais (2), fila Em Elaboração Assessor (3), selecione um processo (4) e então clique na atividade Emitir Expediente (5).

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Esta e as demais filas de trabalho selecionadas neste artigo são ilustrativas.

3. A tela Emissão de Documentos abre. Clique na lupa do campo Modelo (1) para selecionar o modelo do documento que você deseja criar. Depois clique em Confirmar (2) e então em Editar (3).

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4. O Editor de Documentos abre. Insira as informações na peça e, caso você deseje salvá-la, ou seja, registrar as alterações realizadas, clique no botão disquete, em destaque na imagem a seguir.

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Agora você pode fechar o editor sem risco de perder seu trabalho.

Finalizar documentos

1. Na tela inicial do sistema, clique no atalho do Fluxo de Trabalho para acessá-lo.

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2. No fluxo de trabalho da Promotoria (1), subfluxo Documentos (Editor de textos) (2), fila Em elaboração (3), selecione um documento (4) e então clique na atividade Aguardando Revisão (Ag. Revisão) (5).

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3. No mesmo subfluxo, fila Aguardando Revisão (Ag. Revisão) (1), selecione o mesmo documento (2) e então clique na atividade Editar Documento ou Finalizar Documento (3).

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4. O documento selecionado é carregado no Editor de Documentos. Depois de analisar as informações da peça e fazer alterações, caso necessário, clique em Finalizar.

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5. A tela Finalização de Documentos abre. Selecione uma das operações (1) e então clique em Confirmar (2).

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Agora, o documento está finalizado, sendo liberado para a Pasta Digital do MP. Assim, não poderá mais ser editado, ficando disponível apenas para leitura.

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Caso seja selecionada a opção Finalizar e Não Liberar nos Autos na tela Finalização de Documentos, o documento não será liberado para a Pasta Digital do MP.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni

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