Quais são as funcionalidades da Pasta Digital no SAJ Tribunais?

Artigo elaborado com base na versão 2.0.1-0

 

A Pasta Digital é uma ferramenta onde encontram-se os Autos Processuais. Todos os documentos que ela compõe, possuem fé pública já que, sua assinatura digital é obrigatória.

Os documentos são organizados por tipos de documentos, o que permite que determinadas páginas possuam sigilo externo, caso seja necessário. Além disso, a estruturação traz celeridade na análise realizada pelo magistrado e por todos os usuários em que nela atuam.

 

Agora vamos conhecer melhor as funcionalidades da Pasta Digital!

 

1. Para utilizar a Pasta Digital, acesse o menu Consulta > Autos. Em algumas telas do sistema, é possível selecionar o processo e utilizar a tecla de atalho F12.

29.pasta_digital.img1.edt.png

 

2. Vamos entender o que significa os botões da Pasta Digital, que dão acesso a algumas funcionalidades disponíveis na ferramenta:

29.pasta_digital.img2.edt.png

29.pasta_digital.img2.1.edt.png Expandir todos os itens.

29.pasta_digital.img2.2.edt.png Recolher todos os itens.

29.pasta_digital.img2.3.edt.png Assinar documento.

29.pasta_digital.img2.4.edt.png Tornar o documento sem efeito.

29.pasta_digital.img2.5.edt.png Visualizar os atos do documento.

29.pasta_digital.img2.6.edt.png Alterar tipo do documento.

 

3. O sistema permite também a inserção de Anotações nos Autos do Processo. Este recurso podemos inserir em qualquer página e em qualquer posição no texto. Os magistrados utilizam com frequência para identificar pontos mais importantes no processo para que seja citado em uma audiência ou até mesmo, utilizado para dispositivo.

Para inserir, podemos utilizar a aba Anotações ou os botões que se encontram disponíveis na Barra de Tarefas.

29.pasta_digital.img3.edt.png

 

Conheça mais sobre a Pasta Digital acessando: 

Como uso a funcionalidade de Anotações nos processos da Pasta Digital do SAJ Tribunais?

 

4. Utilizando o botão direito do Mouse clicando em cima de qualquer página de um documento na Pasta Digital, o sistema apresenta vários recursos que encontramos nos botões já mencionados anteriormente, inclusive se navegarmos nos menus.

Um exemplo é a opção assinar documentos, que no sistema podemos encontrá-la sendo representado pelo botão 29.pasta_digital.img2.3.edt.png(1), clicando com o botão direito do mouse em cima da página (2) ou acessando o menu Arquivo\Peças Liberadas\Assinar documentos (3).

29.pasta_digital.img4.edt.png

 

5. O sistema dispõe também, de um serviço de busca textual dentro da Pasta Digital. Essa funcionalidade encontra-se na aba Pesquisa e contribui com a rotina cartorária, possibilitando que o magistrado localize rapidamente trechos de Petições que podem ser utilizados em outros documentos.

  

6. As peças que ainda não foram assinadas, ficam aguardando liberação. Nesta caixa podemos editar o documento, assinar, finalizar, alterar o tipo, remover páginas e até mesmo, alterar o posicionamento delas. 

 

7. Dentro da Pasta Digital também é possível realizar uma consulta Processual. Basta clicar na aba Dados do Processo.  

  

 

Lembre-se que a Pasta Digital é a Ferramenta que representa o Processo e por isso, nela encontraremos documentos digitalizados, os elaborados dentro do sistema e aqueles que os advogados enviam pelo Portal e-SAJ. O sistema respeitará o número das páginas quando forem liberados nos autos fazendo com que exista uma ordem cronológica.  Importante destacar que somente o último documento da Pasta Digital pode se tornar sigiloso.

   

 

Conheça mais sobre a Pasta Digital acessando: 

Como uso a funcionalidade de Anotações nos processos da Pasta Digital do SAJ Tribunais?

O que é a Pasta Digital no SAJ Tribunais?

 

Use as funcionalidades do sistema para ganhar celeridade em seu trabalho!

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Jacqueline Aparecida da Silva
Adequação e revisão: Sandra Mazutti 

Esse artigo foi útil?