Peticionamento em lote no SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-6

No SAJ MP é possível fazer peticionamento em lote. Ou seja, você pode peticionar vários processos distintos ao mesmo tempo, o que confere maior agilidade no cumprimento de suas demandas. Veja neste artigo como realizar esta ação.

Importante: esta funcionalidade é utilizada para peticionamentos intermediários, além de ser permitido peticionar apenas um documento por processo.

1. Clique no botão Gerenciador de Arquivos na barra superior da tela inicial do sistema.

peticionamento_em_lote_001.png

2. A tela Gerenciador de Arquivos abre. Na aba Pesquisar, preencha os campos de busca para localizar as peças que você deseja peticionar. Por exemplo, marque a caixa de seleção Data da última alteração, informe a data em que os documentos desejados foram alterados pela última vez, habilite a opção Trazer todos os registros e, por fim, clique em Consultar.

peticionamento_em_lote_002.png

3. Depois de encontrados os documentos, selecione-os utilizando as teclas Shift ou Control (Ctrl) do teclado e clique com o botão direito do mouse. Observe que, no menu que aparece, a opção Peticionamento em Lote não está ativa. Isso acontece porque os arquivos selecionados não foram finalizados ainda.

Portanto, é necessário finalizar, assinar e liberar nos autos os documentos antes de peticioná-los. Para isso, escolha a opção Finalizar/Liberar nos Autos Digitais.

peticionamento_em_lote_003.png

4. Com os documentos finalizados, assinados e liberados nos autos, selecione-os novamente, clique com o botão direito do mouse e depois em Peticionamento em Lote, que agora está ativo.

peticionamento_em_lote_004.png

5. A tela Peticionamento em Lote abre. Nela é apresentada a relação de documentos que estão sendo peticionados, com a informação de que eles serão enviados ao Poder Judiciário.

Nessa tela você também pode consultar o Histórico de Petições, clicando no botão de mesmo nome.

peticionamento_em_lote_005.png

Outra maneira de consultar o histórico é por meio do menu Andamento, opção Histórico de Petições, na tela inicial do sistema.

peticionamento_em_lote_006.png

 

Para viabilizar o peticionamento em lote é necessário que esteja configurada no SAJ MP a vinculação entre a movimentação utilizada no documento e o tipo de Petição.

Realizar o peticionamento em lote é uma ação simples, não é? Aproveite e poupe tempo na realização de suas demandas.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni

Esse artigo foi útil?