Como instalo o Web Signer do Portal e-SAJ no Google Chrome?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Publicação: 08/04/2020

O Web Signer é um plug-in nativo, para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, que possibilita utilizar o certificado digital para identificação e assinatura dos documentos no sistema e-SAJ. Você pode se identificar, ou seja, fazer o login no Portal e-SAJ utilizando o seu certificado digital por meio do Web Signer.

Ao entrar no sistema do Portal e-SAJ, é recomendável que os advogados se identifiquem com o certificado digital. Para isso, é necessário realizar a instalação do certificado digital com o contato da Autoridade Certificadora(AC) juntamente com o plug-in Web Signer. Lembrem-se de que, atualmente, as ACs devem ser credenciadas na ICP-Brasil.

Veja a seguir como realizar a instalação do plug-in no navegador Google Chrome (versão 2.14.3 (native 2.9.0)  / Navegador 80)

1. Acesse a página principal do Portal e-SAJ e clique na opção Identificar-se.

websigner_1.png

2. Selecione a opção Certificado digital.

websigner_2.png

3. Como não há nenhum certificado registrado, o navegador carregará automaticamente a janela de instalação do plug-in Web Signer.

websigner_3.png

4. Clique em Instalar. Será aberta a página de instalação do Web Signer, indicando os passos para execução do procedimento. Para prosseguir, clique no botão Adicionar Web Signer para Google Chrome.

websigner_4.png

5. Você será direcionado para o site Chrome Web Store. Para proceder com a instalação do aplicativo, clique no botão em Usar no Chrome.

websigner_5.png

6. Na janela Adicionar “Web Signer”?, clique em Adicionar extensão.

websigner_6.png

7. No rodapé da página, o arquivo será automaticamente carregado até a conclusão do download.

websigner_7.png

8. Após a conclusão do download, clique na seta e selecione a opção Abrir para executar o arquivo.

websigner_8.png

9. Será aberta a janela Instalação do Web Signer. É necessário aceitar os termos do contrato de licença do aplicativo(1) para habilitar o prosseguimento da instalação. Em seguida, clique no botão Instalar(2).

websigner_9.png

10. O plugin, instalado no navegador, ficará visível no canto superior direito da tela(1). Na janela Instalação do Web Signer, clique em Concluir(2).

websigner_10.png

Pronto! A partir de agora será possível realizar login no Portal e-SAJ identificando-se com o certificado digital e utilizando o navegador Chrome.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Matheus Bispo dos Santos Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?