Qual é a funcionalidade da tela Remessa de Cargas no SAJ Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.4-5 | Publicação: 24/10/2019

 

No SAJ PG a tela Remessa permite realizar envio de processos, armas/bens, petições intermediárias, documentos para outros setores dentro do tribunal ou em Carga para Advogados, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia fora do tribunal.

A Remessa é utilizada para controle das cargas dos processos, possibilitando realizar a carga de mais de um processo para determinado setor. Nesse campo, é importante que você tenha conhecimento do destino do processo e qual movimentação será vinculada para a atividade determinada. Uma informação lançada errada pode gerar atrasos na tramitação do processo e até mesmo não realizar a abertura de prazo para a situação relatada, como em caso de Vistas ao Ministério Público. Vale salientar que todos os advogados devem estar cadastrados no sistema para a realização de carga ao advogado.

Para toda tramitação desses documentos de forma física que sairão da unidade, deve-se necessariamente ser realizada a carga. A carga é feita através de um número de lote, que será o número de controle para verificações futuras, podendo ou não haver mais de um material vinculado a um mesmo lote de carga.

A tela Remessa de Carga é a seguinte: 

imagem2.png

Acompanhe como funciona na prática!

1. Acesse a tela através do menu Carga e clique no submenu Remessa.

imagem1_destaque.png    

2. Na tela da Remessa, clique no botão Novo (item 1 da figura), onde o sistema irá gerar um Nº Lote (item 2 da figura).
 imagem2_destaque.png

   

3. Preencha os campos obrigatórios, como Tipo de local destino (item 1 da figura), Especificação do local destino (item 2 da figura), Tipo de movimentação (item 3 da figura). Você pode fazer a seleção através da lupa ao lado de cada campo respectivamente. Ainda, dependendo do tipo de carga deverá inserir Número do processo e Protocolo (item 4 da figura) para que o sistema carregue os dados na tela. Os demais campos são opcionais, como por exemplo, Complemento e Prazo.
imagem3_destaque.png  

4. Insira no lote quantos objetos desejar, informando número do processo ou protocolo. Ao final, clique no botão Remeter.

imagem4_destaque.png 

5. Com isso, abrirá a tela Confirmação, insira a mesma senha utilizada para logar no SAJ PG e clique no botão Confirmar. Você tem a opção de Imprimir comprovante de remessa, nesse caso selecione a caixinha correspondente.

imagem6_destaque.png

 

6. Caso a opção Imprimir comprovante de remessa tenha sido selecionada, abrirá a tela Comprovante de Remessa com vários filtros para você personalizar o comprovante de remessa, podendo Imprimir e Visualizar.
imagem7_destaque.png 

 

7. E aqui temos o Comprovante de Remessa visualizado com as configurações pré-definidas na tela anterior.
 
imagem8_destaque.png

 

8. Outra informação importante é que dependendo do tipo de local de destino e sua configuração realizada pelo administrador do sistema, o campo Realizar recebimento automático será apresentado, preenchido e desabilitado, não permitindo o usuário retirar essa marcação, conforme apontado na imagem a seguir.

Com esse campo preenchido a carga não precisará ser recebida pelo Destino, sendo que o sistema fará o recebimento automático no ato da confirmação da remessa. Em regra, os locais que não tem acesso ao sistema são configurados com essa opção pois não conseguiriam realizar o recebimento da carga.

imagem9_destaque.png

 

9. Ao final do procedimento, na tela de Remessa irá constar a informação Lote Remetido.

imagem9_destaque2.png

 

Observação

A carga de processo é feita apenas para processos físicos, já que para o processo digital não existe o procedimento de carga. Caso você tente efetuar Remessa/Recebimento/Cancelamento de carga de um processo digital, o sistema retornará a seguinte mensagem:

imagem6.png

 

Para saber como proceder para realizar o recebimento ou cancelamento de cargas, acesse os links a seguir. 

Saiba Mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Paulo Gomes de Oliveira Melo
Raphael Soares Pereira

Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?