Como consulto um processo judicial no SAJ Procuradorias?

  Artigo elaborado com base na versão 5.1.0-65 

 

Você conhece a tela de consulta de processos judiciais? A partir dela podemos obter informações de todos os processos judiciais cadastrados no SAJ Procuradorias. Se interessou pela funcionalidade? Acompanhe este passo a passo e veja como utilizá-la para facilitar suas buscas. 


1. Para começar, acesse o menu Processos e clique na opção Consulta Processo Judicial. A tela que se abrirá apresenta diversos filtros que, combinados, trarão um resultado mais efetivo.  

 2. Para procurar por um processo específico, é possível buscar diretamente por meio dos campos Nosso NºOutro Nº ou Número da CDA

Consulta_processo_judicial__1_.png

 

  • Caso o processo que você deseja consultar seja o último com o qual trabalhou, clique no ícone com desenho de uma seta curva para a esquerda, acima do campo Nosso Nº, e o sistema buscará, automaticamente, o último processo trabalhado, exibindo-o na aba Resultado.

    Consulta_processo_judicial__2_.png


  • Ao clicar no ícone com a seta para baixo, o sistema abre uma lista dos 10 últimos processos com os quais você trabalhou durante o dia vigente. Ao localizar o número do processo desejado, basta clicar sobre ele e o sistema o exibirá na aba Resultado.

    Consulta_processo_judicial__3_.png

 

 3. Caso não consiga localizar o processo desejado utilizando um dos caminhos acima, preencha os filtros disponíveis para que o sistema apresente alguns resultados.

Entre as opções de filtro você encontra: Nome da parte, Documento, Polo, Período de cadastramento, Revisão, Validação e Distribuição, Classificação de valor, Nome do advogado, Complexidade do processo, Risco processual, Situação do processo, Área, Assunto, Classe, Chefia, Procuradoria e Procurador.

3.1 Com relação aos períodos (cadastramento, revisão, validação e distribuição), as datas podem ser digitadas ou inseridas utilizando o calendário que o próprio sistema fornece quando você clica na seta para baixo no campo.

Consulta_processo_judicial__4_.png


Se o período inicial for anterior ao mês vigente, clique na seta para a esquerda. Repita a operação para selecionar o período final da consulta.

Consulta_processo_judicial__5_.png

 

 

Se o período que você deseja consultar é muito anterior ao vigente, você pode clicar em cima da data para que o sistema altere a apresentação do calendário, de mensal para anual. Assim, é possível selecionar diretamente o mês que você precisa consultar.

Consulta_processo_judicial__6_.png

 

Vale destacar que, para preencher os períodos de Revisão, Validação e Distribuição, é preciso, antes, selecionar as opções de filtro: Já revisados, Já validados e Primeira ou Última distribuição.

Além dos filtros, a tela disponibiliza 5 opções a serem marcadas para refinar ainda mais sua pesquisa. São elas:

  • Com parte contrária principal sem CNPJ/CPF;
  • Somente processos excepcionais;
  • Com parte contrária principal sem endereço válido;
  • Processos com acompanhamento especial ;
  • Somente processos com interesse em participação.

Consulta_processo_judicial__7_.png

 

4. Com os campos preenchidos e as devidas opções marcadas, clique em Consultar.

Consulta_processo_judicial__8_.png

5. Os resultados de sua busca serão exibidos na aba Resultados. Observe que dentro dela há outras abas que lhe permitirão verificar Detalhes do processo, Autos digitais, Andamento Judicial e Litispendências.

Consulta_processo_judicial__9_.png

Não é necessário preencher todos os filtros, porém quantos mais você utilizar, mais assertivos serão os resultados da sua busca.

  

 

É fundamental que todas as consultas tenham um período definido para não sobrecarregar a performance do sistema, principalmente se você já utiliza o sistema há mais de 5 anos. Por isso, adote como uma boa prática o preenchimento dos campos relativos aos períodos.

  

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Equipe de Consultoria - Luana Falcão Beskow
Adequação e revisão - Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?