Como consulto um processo judicial no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 18/09/2020  


Você conhece a tela de Consulta de Processos Judiciais? A partir dela podemos obter informações de todos os processos judiciais cadastrados no SAJ Procuradorias. Se interessou pela funcionalidade? Acompanhe este passo a passo e veja como utilizá-la para facilitar suas buscas. 


1. Para começar, acesse o menu Processos e clique na opção Consulta Processo Judicial. A tela que se abrirá apresenta diversos filtros que, combinados, trarão um resultado mais efetivo.  

2. Para procurar por um processo específico, é possível buscar diretamente por meio dos campos Nosso NºOutro Nº ou Número da CDA

01.png

Dica

Caso o processo que você deseja consultar seja o último com o qual trabalhou, clique no ícone com desenho de uma seta curva para a esquerda, acima do campo Nosso Nº, e o sistema buscará, automaticamente, o último processo trabalhado, exibindo-o na aba Resultado.

02.png


Ao clicar no ícone com a seta para baixo, o sistema abre uma lista dos 10 últimos processos com os quais você trabalhou durante o dia vigente. Ao localizar o número do processo desejado, basta clicar sobre ele e o sistema o exibirá na aba Resultado.

03.png

 

3. Caso não consiga localizar o processo desejado utilizando um dos caminhos acima, preencha os filtros disponíveis para que o sistema apresente alguns resultados.

No lado direito da tela você encontra 2 blocos de filtros (além dos campos Nosso º, Outro Nº e Nº da CDA):

  • Dados da Parte (Nome, Documento, Polo e Raiz do CPF) (1);
  • Campos de Períodos (de Cadastramento, Revisão, Validação, Distribuição) e Classificação de Valor (2).

04.png


3.1 Com relação aos períodos (cadastramento, revisão, validação e distribuição), as datas podem ser digitadas diretamente no campo em branco (1) ou inseridas utilizando o calendário que o próprio sistema fornece. Para isso, clique na seta para baixo (2).

05.png


3.2 Se o período inicial for anterior ao mês vigente, clique na seta para a esquerda até encontrar o mês desejado. Repita a operação para selecionar o período final da consulta.

06.png

Dica

Se o período que você deseja consultar é muito anterior ao vigente, clique em cima da data para que o sistema altere a apresentação do calendário, de mensal para anual. Assim, será possível selecionar diretamente o mês que você precisa consultar, e posteriormente o dia.

07.png


Vale destacar que, para preencher os períodos de Revisão, Validação e Distribuição, é preciso, antes, selecionar as opções de filtro: Já revisados, Já validados e Primeira ou Última distribuição.

4. No lado direito da tela, são exibidos outros dois blocos de filtros;

  • O primeiro com informações a respeito do processo (Nome do advogado, Complexidade do processo, Risco processual, Situação do processo, Área, Assunto, Classe, Chefia, Procuradoria e Procurador);
  • E o segundo com 6 opções a serem marcadas para refinar ainda mais sua pesquisa (2).
    São elas:
      • Com parte contrária principal sem CNPJ/CPF;
      • Somente processos excepcionais;
      • Com parte contrária principal sem endereço válido;
      • Processos com acompanhamento especial ;
      • Somente processos com interesse em participação;
      • Consultar em todos os assuntos.

08.png


5. Uma vez preenchidos todos os campos e selecionadas as opções necessárias para sua busca, clique em Consultar, no canto inferior esquerdo da tela.

09.png


6. Os resultados de sua busca serão exibidos na aba Resultados (1). Observe que dentro dela há outras abas (2) que lhe permitirão verificar: Detalhes do processo, Autos digitais, Andamento Judicial e Litispendências.

10.png

Atenção

Não é necessário preencher todos os filtros, porém quantos mais você utilizar, mais assertivos serão os resultados da sua busca.

Vale ressaltar, ainda, que é fundamental que todas as consultas tenham um período definido para não sobrecarregar a performance do sistema, principalmente se você já utiliza o sistema há mais de 5 anos. Por isso, adote como uma boa prática o preenchimento dos campos relativos aos períodos.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Luana Falcão Beskow
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?