Como faço para equilibrar o peso de um procurador quando ele retorna de um afastamento no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.1.1-10

Quando um procurador se encontra afastado temporariamente, sem participar da distribuição automática, sua quantidade de processos fica abaixo dos outros procuradores. Ao retornar de um afastamento, devemos utilizar o equilíbrio de pesos para igualar essa quantidade.

Veja a seguir como equilibrar o peso de um procurador no SAJ Procuradorias:

1. Acesse o menu Configurações e clique na opção Configurações para distribuição automática.

equilibrar_peso_procurador01.png

2. Na janela Configurações para Distribuição, mantenha-se na aba Lotação do procurador e informe a Chefia(1), a Procuradoria(2) e a Área(3) de atuação do procurador. 

 

Se o usuário conectado no sistema estiver vinculado a apenas uma chefia, este campo virá automaticamente preenchido; caso contrário, será necessário preenchê-lo e os demais serão liberados, um a um, para preenchimento.

equilibrar_peso_procurador02.png
3. Informe o nome do Procurador que deverá ter seu peso equilibrado. Se for necessário consultar o código de identificação e o nome, utilize a lupa localizada ao lado, ou dê um clique do mouse sobre este campo e pressione o atalho F5 do teclado.

equilibrar_peso_procurador03.png

4. Depois de inserir os dados de identificação do procurador, é necessário preencher a data de término(1) do afastamento. Feito isso, podemos inserir um novo histórico Em exercício: clique no ícone _.png para incluir mais uma linha e selecione a situação(2).

equilibrar_peso_procurador04.png

 

A data de término deve permanecer em branco enquanto não houver outro histórico do procurador a ser cadastrado, ou seja, no momento da inclusão de um novo histórico é que se deve preencher a data de término da situação anterior.


5. Após inserir a data de início do histórico e definir a situação Em exercício, o sistema habilita algumas opções que devem ser marcadas para que seja realizado o equilíbrio de pesos do procurador. Vejamos abaixo:

   5.1 Na seção Equilíbrio de pesos, marque a opção Mapa de distribuição/redistribuição definitivas.

   5.2 Após ativar a opção supracitada, o sistema apresenta duas possibilidades de equilíbrio de pesos: Com processos e Com pesos fictícios.

      5.2.1 Com processos: recomenda-se marcar esta opção, pois, dessa forma, o equilíbrio é realizado com a redistribuição real de processos entre os procuradores da banca. Com este tipo de equilíbrio o procurador ficará com a média de processos igual a dos demais procuradores.

      5.2.2 Com pesos fictícios: esta opção adiciona peso fictício sem redistribuir processos na banca, gerando o equilíbrio em pesos, porém causando discrepâncias entre a quantidade real de processos do procurador e o peso exibido em seu mapa. Com este tipo de equilíbrio se garante um equilíbrio para as próximas distribuições, mesmo que a quantidade de processos entre os procuradores seja distinta.

   5.3 A opção As pendências em aberto não serão redistribuídas deve ser marcada quando o objetivo é equilibrar com processos, porém sem afetar as pendências em aberto, mantendo-as com o procurador atual.

   5.4 Já a opção Mapa de distribuição/redistribuição provisória (pesos fictícios) adiciona pesos fictícios na quantidade de pendências do procurador e serve para fazer o equilíbrio de pesos também no mapa de pendências.

   5.5 Lembre-se de que a opção Procurador participa da distribuição automática precisa estar marcada para que ocorra o equilíbrio do procurador, pois a rotina de equilíbrio é feita de forma automática.

equilibrar_peso_procurador05.png

A ilustração a seguir permite compreender as diferenças lógicas entre o procedimento de equilíbrio de pesos com processos e equilíbrio com pesos fictícios:

imagem01.png

6. Para finalizar, não esqueça de clicar em Salvar para armazenar no sistema a configuração realizada.

equilibrar_peso_procurador06.png

Ficou com alguma dúvida? Garantir o equilíbrio de pesos na banca de procuradores é essencial para que nenhum procurador fique sobrecarregado. A decisão de utilizar o equilíbrio com processos ou o equilíbrio fictício é da procuradoria, entretanto nós alertamos que o uso misto de equilíbrios pode ocasionar discrepâncias nos mapas de pesos. O que vale é compreender bem cada um dos tipos e optar por sempre utilizar a mesma forma de equilíbrio.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Kananda Silvano Silveira
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?