Como configuro o peso unificado no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.1.1-10

A contabilização de pesos unificados é habilitada através de parâmetro, e, uma vez que esteja configurada, permanece ativa para toda a procuradoria. Também existem várias telas no SAJ ADM que devem ser configuradas para que o peso unificado seja aplicado corretamente. Vejamos abaixo como podemos realizar a configuração do peso unificado:

1. Cadastrando o peso de cada complexidade: no SAJ ADM, acesse o menu Apoio, submenu Cadastros e selecione o cadastro que deseja configurar: Intimações, Manifestações e Processos.

configuracoes_peso_unificado01.png

1.1 Abrindo a janela de Cadastro, clique em Ins (1) e digite os níveis de complexidade possíveis para as intimações e os seus respectivos pesos (2). Depois de finalizar, clique em Salvar (3).

configuracoes_peso_unificado02.png

 

Para fins ilustrativos, utilizamos como exemplo o cadastro de complexidade de intimações. Para cadastrar o peso da complexidade de Manifestações e de Processos, repita a operação indicada acima.


2. Definindo a complexidade das intimações: acesse o menu Apoio, clique no submenu Cadastros de Tipos e selecione a opção Movimentações.

configuracoes_peso_unificado03.png

 
2.1 O sistema abre a janela Cadastro de Tipos de Movimentações, na qual estão listadas todas as movimentações que podem ocorrer em um processo, para cada uma é possível determinar uma complexidade. Clique na aba Formulário.

configuracoes_peso_unificado04.png


2.2 No campo Complexidade, clique na lupa (1) e selecione a complexidade da movimentação (2). Clique em Selecionar (3) para confirmar informação inserida. Repita esta operação para cada Movimentação desejada. Depois de finalizar a configuração da complexidade das intimações, clique em Salvar (4).

 configuracoes_peso_unificado05.png

 

Se preferir, dê um clique do mouse sobre o campo e pressione o atalho F5 do seu teclado para abrir janela Complexidade das Intimações.


3. Informando a complexidade das manifestações: acesse o menu Apoio, clique no submenu Cadastros e selecione a opção Categorias de Documentos.

configuracoes_peso_unificado06.png


3.1 O sistema abre a janela Cadastro de Categorias de Documentos, na qual estão listados todos os documentos cadastrados no sistema. Proceda da maneira relatada nos tópicos supracitados: acesse a aba Formulário(1), clique na lupa do campo Complexidade(2), selecione a complexidade da categoria de documento e, para finalizar, clique em Salvar(3).

configuracoes_peso_unificado07.png

4. Informando a complexidade de um processo: é possível informar a complexidade de um processo de duas formas, uma pelo SAJ ADM e a outra pelo SAJ Procuradorias.

4.1 No SAJ ADM, será configurada a complexidade padrão dos processos. Acesse o menu Parâmetros e selecione o submenu Configuração para abrir a janela Configuração de Parâmetros.

configuracoes_peso_unificado08.png

 

4.1.1 Informe os campos Instalação e Sistema (1). Em seguida, informe o Código 8183 do Parâmetro (2) e insira a configuração do Valor (3). Depois de configurar o valor padrão da complexidade dos processos, não esqueça de Salvar (4).

configuracoes_peso_unificado09.png

4.2 Já pelo SAJ, a complexidade de um processo é informada através do cadastro do processo na tela Cadastro e Movimentações de Processos Judiciais. Para abri-la, acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.

configuracoes_peso_unificado10.png

4.2.1 Na janela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, informe o número do processo (1) e, na aba Informações (2), clique na lupa do campo Complexidade do processo para selecionar a complexidade (3). Após finalizar, não esqueça de Salvar (4) a alteração.

configuracoes_peso_unificado11.png

 

Por padrão, o SAJ sugere a complexidade configurada no SAJ ADM, conforme o passo 4.1.1 deste artigo.

Ufa, quanta coisa, não é? Mas com todas as configurações corretas, o peso unificado passará a valer na procuradoria.

 

Para entender melhor como esta funcionalidade funciona, você pode ler o artigo Como funciona o peso unificado.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Denise Santin Ebone
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?