Como realizo a consulta de pendências no SAJ Procuradorias?

  Artigo elaborado com base na versão 5.1.1-15


Você sabia que é possível extrair do SAJ Procuradorias informações relacionadas às pendências cadastradas? Para entender como utilizar a ferramenta Consulta de Pendências, acompanhe este artigo.

1. Acesse o menu Consultas e clique na opção Consulta de Pendências.

2. Observe que a tela Consulta de Pendências apresenta diversos filtros. Combine-os, utilizando as informações que fazem parte da sua rotina de trabalho e lembre-se de que quanto mais dados forem inseridos, mais assertivo será o resultado da consulta.

consultar_pendencias02.png


Caso você já saiba o código de identificação ou a descrição do campo a ser preenchido, basta digitá-lo diretamente no espaço em branco disponível e, na sequência, utilize a tecla TAB do seu teclado para carregar, automaticamente a informação inserida. Caso você não saiba o código de identificação ou a descrição do campo, clique na lupa para abrir a tela de consulta. Nela você pode pesquisar pela opção desejada, após localizá-la, selecione-a e clique em Selecionar.

consultar_pendencias03.png


Os campos ainda permitem que sejam selecionadas quantas opções forem necessárias. Caso precise remover alguma opção, clique no ícone do respectivo campo e selecione os itens que devem ser removidos. Caso queria remover todos os itens, basta clicar na opção Remover todos.

consultar_pendencias05.png


3. Agora vamos começar a refinar sua pesquisa. Você pode começar inserindo uma Chefia(1) e, caso seu estado possua procuradorias regionais, especifique também uma Procuradoria(2).

consultar_pendencias06.png


4. O filtro Área traz a especificação da matéria da chefia aplicada. Preencha-o de acordo com a área desejada.

consultar_pendencias07.png


5. Caso precise consultar por pendências específicas de um determinado procurador, informe o seu nome no filtro Procurador.

consultar_pendencias08.png


6. Se sua pesquisa tiver como objetivo pendências com manifestação vinculada, ou seja, que indiquem a atuação do procurador, a opção Com manifestação deve ser marcada no filtro Manifestação.

consultar_pendencias09.png


7. Caso você queira utilizar como critério de pesquisa a Situação das pendências, é possível filtrar pelas opções Ativas, Encerradas (neste caso é necessário indicar o período em que a pendência foi encerrada), ou por Todas, ou seja, o sistema considerará na busca tanto as pendências como as encerradas.

consultar_pendencias10.png


8. Também é possível filtrar ainda mais o resultado da consulta informando a Categoria da pendência, ou seja, o sistema filtrará, além de todos os filtros informados, todas as pendências cujas categorias sejam selecionadas no campo.

consultar_pendencias11.png


9. É recomendado que todas as consultas tenham um período definido para não sobrecarregar a performance do sistema, principalmente se você já é usuário há mais de cinco anos. Por isso, adote como uma boa prática determinar um período. Para a consulta de pendências, é possível determinar o Período do cadastramento, o Período de início do prazo ou Período de vencimento da pendência.

consultar_pendencias12.png


10. Outra possibilidade é consultar considerando a distribuição das pendências ou dos processos.

Na Distribuição de pendência(1), é possível filtrar considerando a primeira ou a última distribuição da pendência. Além disso, ainda é possível informar o Período em que ocorreu a distribuição.

Já no filtro de Processos(2), os filtros disponíveis para consulta são Distribuídos, Não distribuídos ou Todos.

consultar_pendencias13.png


11. Depois de preencher todos os filtros desejados, clique em Consultar.

consultar_pendencias14.png


12. O resultado da consulta, conforme os filtros informados, aba Resultados (1). Lembre-se de que quanto mais específico você for no preenchimento dos filtros, mais assertivo será o resultado da consulta, além de não comprometer a performance do sistema.

consultar_pendencias15_.png

 

Uma vez emitido o relatório, você pode imprimi-lo, clicando no botão Imprimir (2), na parte inferior  da tela, ou ainda, exportar para Excel (xls) OpenOffice (ods) e Internet Explorer (html) utilizando as opções de cada formato, disponíveis na barra superior de ferramentas (3).

Pronto. Realizar a consulta de pendências é uma tarefa muito simples, não é mesmo? Aproveite essa ferramenta do SAJ Procuradorias que veio para conferir mais eficiência e celeridade à sua rotina!

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Equipe de Consultoria - Luana Falcão Beskow
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?