Como realizo a consulta de pendências no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.9-2
Atualizado em:  23/04/2020


Você sabia que é possível extrair do SAJ Procuradorias informações relacionadas às pendências cadastradas? Para entender como utilizar a ferramenta Consulta de Pendências, acompanhe este artigo.

1. Acesse o menu Consultas e clique na opção Consulta de Pendências.

2. Observe que a tela Consulta de Pendências apresenta diversos filtros. Combine-os, utilizando informações que fazem parte da sua rotina de trabalho e lembre-se de que quanto mais dados forem inseridos, mais assertivo será o resultado da consulta.

1.png


2.1 Os filtros podem ser preenchidos de duas formas:

  • Informando o código de identificação (1) ou a descrição da opção (2) a ser inserida em cada campo nos locais indicados, e apertando a tecla TAB em seu teclado para que o sistema carregue automaticamente a informação necessária;
  • ou clicando na lupa (3) disponível ao lado do campo para abrir a tela de consulta de opções  (4) daquele filtro. Nela, localize e selecione a(s) opção(ões) desejadas (5) e, em seguida, e clique em Selecionar (6).

2.png


2.2 Perceba que os campos permitem que sejam selecionadas quantas opções forem necessárias.

Caso precise remover alguma opção, clique no ícone com desenho de uma lista (1), disponível ao lado da lupa do campo, selecione o(s) item(ns) que deve(m) ser removido(s) e clique em Remover item (2). Caso queria remover todos os itens, basta clicar na opção Remover todos (3).

3.png


Agora vamos começar a refinar sua pesquisa.

3. Comece informando uma Chefia (1) e, caso seu estado possua procuradorias regionais ou especializadas, especifique também uma Procuradoria (2).

4. O filtro Área (3) traz a especificação da matéria da chefia aplicada. Preencha-o de acordo com a área desejada.

5. Caso deseje consultar pendências específicas de um profissional , informe o nome do mesmo no filtro Procurador (4).

6. Refine ainda mais sua consulta informando a Categoria da pendência (5) e a Distribuição, bem como um intervalo de tempo para a mesma.

4a.png


7. Além dos campos já citados você pode aplicar ainda os filtros: Manifestação, Situação da Pendência, Período de Cadastramento, Início ou Vencimento do prazo da pendência, e Processo

8. Se sua pesquisa tiver como objetivo pendências com manifestação vinculada, ou seja, que indiquem a atuação do procurador, a opção Com manifestação deve ser marcada no filtro Manifestação (1).

9. Caso queira utilizar como critério de pesquisa a Situação das pendências (2), é possível filtrar pelas opções Ativas, Encerradas (neste caso é necessário indicar o período em que a pendência foi encerrada), ou Todas, ou seja, o sistema considerará na busca tanto as pendências como as encerradas.

10. É recomendado que todas as consultas tenham um período definido para não sobrecarregar a performance do sistema, principalmente se você já é usuário há mais de cinco anos. Por isso, adote como uma boa prática determinar um período. Para a consulta de pendências, é possível determinar o Período do cadastramento, o Período de início do prazo ou Período de vencimento da pendência (3).

11. Outra possibilidade é realizar a consulta considerando a Distribuição ou não de processos (4). Neste filtro você encontra três opções: Distribuídos, Não distribuídos ou Todos.

4b.png


12. Preenchidos os filtros, clique em Consultar no canto inferior esquerdo da tela.

6.png


13. O resultado da sua consulta, de acordo com os filtros informados, será exibido na aba Resultados (1).

Dica

Lembre-se de que quanto mais específico você for no preenchimento dos filtros, mais assertivo será o resultado da consulta, além de não comprometer a performance do sistema.


Uma vez emitido o relatório, você pode imprimi-lo, clicando no botão Imprimir (2), na parte inferior esquerda da tela, ou ainda, exportar para Excel (xls) OpenOffice (ods) e Internet Explorer (html) utilizando as opções de cada formato, disponíveis na barra superior de ferramentas (3).

5.png

 
Pronto. Realizar a consulta de pendências é uma tarefa muito simples, não é mesmo? Aproveite essa ferramenta do SAJ Procuradorias que veio para conferir mais eficiência e celeridade à sua rotina!

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Luana Falcão Beskow
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
 

Esse artigo foi útil?