Como posso indicar a necessidade ou não da geração de atos automáticos na emissão de documentos no SAJ Tribunais?

Artigo elaborado com base na versão: 2.0.1-0

 

No sistema SAJ/PG5, caso o usuário esteja elaborando um documento que gera ato, após a conclusão do mesmo, os atos a serem gerados fazem com que o documento de origem fique na fila "Ag. Análise". E se, por ventura, for um caso onde os atos não são necessários, o usuário precisa ir até a respectiva fila e retirá-los.

Diante deste cenário, foi realizada a alteração no sistema para que o usuário indique a necessidade ou não da geração de atos automáticos tanto na configuração do modelo quanto durante a emissão de um documento.

Esta funcionalidade foi criada pelos seguintes motivos:

  • Atualmente todos os documentos que possuem “Atos do Documento” (Ato Ordinatório, despacho, Decisão, Sentença e outros) tem esta opção habilitado. E após sua liberação nos autos digitais vão para a fila “Ag. Análise” no subfluxo correspondente para que possa ser elaborado um ato.
  • Quando não existe um ato a ser elaborado para este documento é necessário que o usuário encontre este objeto na fila e utilize o botão “Remover sem atos”.

  

 

Para utilizar esta melhoria não há necessidade de configuração prévia via parâmetro ou necessidade de habilitar função de segurança.

Caso o usuário queira indicar que um determinado modelo de documento não deva gerar atos automáticos momentaneamente, basta habilitar a nova opção “Não emitir atos automáticos”.

Acompanhe como habilitar ou desabilitar esta opção:

1. Acesse o menu Expediente > Cadastro de Modelos de Documento, selecione a categoria e o modelo que deseja alterar, dando duplo clique em cima do respectivo modelo:

cristiano_01.png

2. Na aba Formulário, clique na opção Atos do Documento  e selecione o campo Não emitir atos automáticos. 

cristiano_02.png

3. Você também tem acesso a opção Não emitir atos automáticos no próprio documento que estiver emitindo. Veja o exemplo: 

cristiano_03.png

Pronto! Uma vez habilitado, todo e qualquer documento emitido através deste modelo não vai gerar atos, mesmo que configurados no modelo. Logo, este documento de decisão não vai para fila "Ag. Análise" no fluxo de trabalho em decorrência da necessidade de geração de atos.

Lembrando que esta opção não impede a emissão de atos manuais através do editor.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Cristiano Schwening; Patrick Cassettari
Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?