Finalização de documentos no Editor de Documentos do SAJ MP

Clientes: MPAC|MPAL|MPAM|MPCE|MPMS|MPSC
Versão: 3.0.3-6 | Publicação 11/01/2019

Ao concluir todas as edições necessárias em uma peça, você pode utilizar a funcionalidade finalização de documentos para liberar o expediente nos autos digitais e dar sequência aos trâmites processuais. Veja a seguir como realizar esse procedimento.

Atenção
*Importante: O passo a passo utilizado a seguir é para um documento já emitido no Editor de Documentos. Se você deseja ver como emitir um documento para depois finalizá-lo, acesse o artigo Emissão de Documentos.

1. Com o Editor de Documentos aberto e o documento que você deseja finalizar carregado, clique no botão Finalizar, localizado na barra lateral.

finalizacao_de_documentos_no_editor_de_documentos_001.png

2. Neste exemplo, na tela Finalização de Documentos, é selecionada a operação Finalizar (1). Sendo assim, escolha o Membro responsável (2) e então clique em Confirmar (3).

finalizacao_de_documentos_no_editor_de_documentos_002.png

Observação: veja o que acontece quando você seleciona cada uma das opções da seção Operações:

  • Finalizar: o documento é liberado nos autos digitais do MP, porém sem assinatura.
  • Finalizar e Assinar: conclui a produção do documento, assina com a assinatura digital do usuário corrente e libera nos autos digitais no MP. Não permite a edição do documento, mas pode ser assinado por outros usuários se necessário.
  • Finalizar, Assinar e Peticionar: conclui a produção do documento, assina com a assinatura digital do usuário corrente, libera nos autos digitais no MP e, por último, carrega automaticamente a tela de peticionamento para envio do parecer ao TJ via integração SAJ.
  • Finalizar e Não Liberar nos Autos: conclui a produção do documento, mas não o libera nos autos digitais no MP. Desta forma o documento ainda pode ser editado se necessário.

3. Com o documento finalizado, é possível fazer sua assinatura por meio do seu certificado digital. Para isso, clique no botão Assinar (1), em destaque na imagem a seguir, e selecione Confirmar (2).

finalizacao_de_documentos_no_editor_de_documentos_003.png

Pronto, agora o documento já está finalizado e liberado nos autos digitais do MP. Simples, não? Aproveite todas as funcionalidades que o Editor de Documentos oferece para tornar sua rotina de trabalho mais fácil e ágil.

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni
Esse artigo foi útil?