Como faço para tornar um processo administrativo urgente no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.2.0-41

Com o objetivo de indicar que um processo administrativo deve ser respondido pelo procurador o quanto antes, o sistema SAJ Procuradorias possui uma funcionalidade que permite configurar manualmente a urgência desse processo. Estamos falando da atividade Definir como urgente. Veja a seguir como utilizá-la:

1. No menu do sistema, acesse a opção Processos e clique no submenu Fluxo.

tornar_processo_urgente01.png

2. Acesse a fila onde estão os processos que aguardam Distribuição(1) e selecione o processo administrativo que deve ser definido como urgente(2).

tornar_processo_urgente02.png

3. O sistema possui uma barra de atividades localizada na parte superior da listagem de processos, é possível, no entanto, que a atividade não esteja visível. É possível localizá-las de duas formas distintas: primeira, clique nos três pontinhos localizados à direita da barra superior e digite a atividade no campo de busca. 

tornar_processo_urgente03.png

4. A segunda forma de localizar a atividade é clicar com o botão direito do mouse sobre o processo selecionado. Esta ação abrirá um menu de contexto exatamente igual ao anterior. Localize a atividade e clique sobre ela para ativá-la.

tornar_processo_urgente04.png

5. Depois de clicar na atividade, o sistema exibe uma mensagem de confirmação: clique em Sim.  clique em Sim.

tornar_processo_urgente05.png

6. Depois de definir a urgência de um determinado processo, o sistema passa a exibir o seu novo status.

tornar_processo_urgente06.png


Pronto. É muito simples, não é mesmo? O procedimento explicado acima se aplica para processos administrativos. Para processos judiciais, o sistema se comporta um pouquinho diferente: não é possível realizar a indicação manual da urgência, pois ela é feita de forma automática. O SAJ verifica o prazo judicial da manifestação e, quando ele for menor do que o valor de referência (previamente definido pela Procuradoria), esse processo é, automaticamente, classificado como urgente.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Kananda Silvano Silveira
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?