Funcionalidades básicas da Pasta Digital do SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-6

 

A Patas Digital do Ministério Público é uma ferramenta que possibilita visualizar e juntar os documentos nos autos digitais do cadastro. Neste artigo você verá as funcionalidades básicas da Pasta Digital do MP, conhecimentos úteis que podem agilizar o cumprimento de suas tarefas.

1. Para começar, acesse a Pasta Digital do MP clicando no menu Cadastro (1) e selecionando a opção Pasta Digital... (2), ou clique no botão de atalho F12.

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2. No canto superior esquerdo da Pasta Digital do MP existem dois campos: Nº MP, onde você pode colocar o número do MP, referente ao cadastro; e o número do judiciário (se houver). É uma ferramenta útil para consultar os autos (documentos) dos cadastros.

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3. Abaixo desses campos existem outras informações referentes aos documentos, como a fila de trabalho em que o mesmo se encontra no Fluxo de Trabalho.

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Importante: lembre-se de que quando é selecionado um documento digitalizado, a informação e as atividades exibidas são da fila onde o cadastro se encontra. Caso seja um documento emitido pelo sistema, são mostradas a informação e as atividades da fila do documento.

4. Por sua vez, os botões azuis referem-se às atividades configuradas no Fluxo de Trabalho. Seu conteúdo é determinado de acordo com a configuração da fila do cadastro/documento correspondente.

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5. Logo abaixo, no canto esquerdo, encontra-se o botão para esconder a barra de navegação lateral. O atalho Ctrl+F12 exerce a mesma função.

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6. Por meio das setas você pode navegar pelas pastas digitais dos cadastros, caso tenha optado por abrir mais de um cadastro ou se o cadastro possuir outro vinculado.

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7. No campo Origem é possível selecionar a origem do documento a ser incluso na pasta, por exemplo, arquivo ou scanner. Além disso, você pode selecionar uma Nova peça clicando no referido botão.

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8. Ao lado do campo Origem está o ícone de seleção de textos. Esta funcionalidade é útil caso você deseje copiar algum trecho de um documento digitalizado para utilizar na elaboração de outra peça.

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Clicando na seta ao lado do ícone de seleção de textos, você pode selecionar a ferramenta mão, que possibilita mexer na página visualizada do documento.

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9. Ainda existem outras funções básicas disponíveis: zoom (1); ajustar a largura de visualização da página (2); aumentar e diminuir zoom(3 e 4); girar o sentido da página (5); exibir os documentos emitidos no gerenciador de arquivos (6); e seleção de navegação das páginas dos autos (7), útil para consultar diretamente uma página da peça.

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10. Mais abaixo, é possível: visualizar o Tipo de documento digital (1), o Perfil do documento (2) e a Origem do papel (3).

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11. No botão Propriedades você pode verificar algumas informações a respeito do documento, por exemplo: movimentação lançada no cadastro, protocolo da petição (no caso de processos judiciais) e nome do usuário que liberou o documento nos autos.

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São várias funcionalidades, não é mesmo? Procure aproveitá-las ao máximo para tornar sua rotina de trabalho mais célere.

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Marina de Oliveira Arrabal

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