Como cadastro modelos de documento no SAJ Procuradorias?

 Artigo elaborado com base na versão 5.1.0-65

 
Formatar um documento pode ser uma tarefa morosa e cansativa, não é mesmo? Felizmente, o SAJ Procuradorias oferece uma funcionalidade que permite a seus usuários cadastrar modelos de documento e assim agilizar suas demandas diárias. Veja a seguir como aproveitar essa facilidade.

1. Clique no menu Arquivo e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento.

 

O sistema também oferece a opção Cadastro de modelos da instituição. Entretanto, essa ferramenta é utilizada apenas para inclusão de modelos definidos pelo grupo gestor da procuradoria.

 

2. Na tela de Cadastro de Modelos de Documento, insira no campo Categoria o tipo de peça a que o modelo será vinculado. No exemplo em questão é utilizada a categoria Petições Diversas. Na sequência, clique em Novo.

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3. Neste momento o sistema exibirá a aba Formulário. No campo Nome (1), insira o nome que deseja atribuir ao modelo. Lembre-se deste nome para que possa encontrá-lo em consultas futuras.

4. Em seguida, clique em Salvar (2) para criar o arquivo. Somente depois disso o sistema abrirá o Editor de Textos para a formatação do documento.

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5. Inicie a formatação com a inclusão do cabeçalho.
Para isso, no menu Exibir, clique na opção Cabeçalho e Rodapé.

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6. Na tela auxiliar, clique na opção Cabeçalho para habilitar o campo para a inclusão do conteúdo.

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7. Na sequência, para alterar o corpo do documento, clique fora da área do cabeçalho. Não se esqueça de apagar a informação padrão do sistema, que diz que “O modelo está vazio ou não pode ser lido do banco de dados”.

8. Inclua as informações necessárias no documento que será transformado em modelo. O conteúdo pode ser digitado ou copiado de outro arquivo já existente, dentro ou fora do SAJ Procuradorias.

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9. Vamos agilizar um pouco mais a sua rotina?

Por meio da ferramenta Campos de texto, o sistema oferece a possibilidade de preenchimento automático de alguns campos do documento, como o número do processo e o nome da parte, por exemplo.

Para isso, pressione a tecla F5 e, na tela auxiliar, digite a informação que você deseja inserir no campo automático. Ao digitar “número”, por exemplo, podemos selecionar uma das opções sugeridas, como “Nosso Número", "Número do processo judicial”, “Número do expediente nosso processo administrativo" e assim por diante.

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É possível realizar o mesmo procedimento de uma outra forma. Abra o Painel auxiliar, digite no campo de pesquisa a informação que você deseja inserir de forma automática e o sistema fará um pequeno filtro. Para escolher uma opção, clique duas vezes sobre ela ou utilize o botão Selecionar, localizado na parte inferior do painel. Veja:

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10. Para concluir, não se esqueça de Finalizar o documento.

Pronto! Agora você tem um documento modelo que traz diversas informações de forma automática, sem necessidade de edições manuais. Aproveite essa funcionalidade para construir um acervo de documentos que agilize suas demandas e tenha, assim, mais tempo para se dedicar àquilo que realmente importa: o seu trabalho intelectual.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Equipe de Consultoria - Luana Falcão Beskow
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

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