Como cadastrar Modelos de Documentos no SAJ MP?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC
Versão: 5 | Atualizado em: 11/01/2021

Neste artigo você conhecerá o Cadastro de Modelos de Documento. Esta ferramenta serve de padrão para a elaboração e emissão de expedientes. 

Observação

No exemplo a seguir será cadastrada um modelo de denúncia, mas lembre-se de que este passo a passo se aplica a todo tipo de modelo de documento.

 

1. Clique no menu Editor (1) na tela inicial do sistema e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento (2). 

blobid0.png

2. Na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique na lupa do campo Pasta. 

blobid1.png

3. A tela Consulta de Pastas abre. Cada pasta corresponde à categoria de um modelo. Clique no botão Filtro (1), digite a opção desejada no campo Descrição (2), escolha a pasta referida (3) e clique então em Selecionar (4). 

blobid2.png

4. Novamente na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique em Novo. 

blobid3.png

5. Depois, preencha o campo Nome do modelo (1) e, na Categoria (2), selecione a opção correspondente. Então, na aba Informações (3), área Tipo (4), escolha entre as opções Modelo de Grupo ou Modelo de Usuário. 

blobid4.png

Observação

Ao escolher Modelo de Grupo, o modelo fica visível para todos os usuários da lotação. Se for Modelo de Usuário, apenas você pode visualizar. 

6. Na aba Movimentações (1), clique no botão (2) para adicionar uma nova linha (3) no campo Tipo de Movimentação. Depois, clique na lupa dessa nova linha. 

blobid5.png

7. Em seguida, na tela Tipos de Movimentação, indique a movimentação no campo Pesquisar pela descrição (1). Lembre-se de escolher a movimentação mais específica possível. No exemplo, supondo que seja uma denúncia escrita, é escolhida, portanto, a opção 920015 – Escrita (2). Depois, clique em Selecionar (3). 

blobid6.png

8. Por fim, com os campos devidamente preenchidos, clique em Salvar. 

blobid7.png

Depois de salvar, o sistema abre o modelo no Editor de Documentos. Agora, você pode ajustar os campos de texto e demais configurações do documento. 

9. Você pode inserir o brasão da instituição. Para isso, no menu Exibir(1), clique na opção Cabeçalho e Rodapé (2) para adicionar os referidos campos no documento. 

blobid8.png

10. Clique então no menu Inserir (1) e selecione a opção Brasão (2). 

blobid9.png

11. Escolha o brasão e clique em Selecionar. Ajuste da forma que você achar mais adequada e complemente o cabeçalho com outras informações. 

blobid10.png

12. Agora, acrescente os campos de texto necessários. Para adicioná-los, clique no botão Exibir a lista de campos (1). A tela Campos de Texto (2) será  aberta.

blobid11.png

13. Ao clicar em um campo, ficam disponíveis todos os itens de descrição e um exemplo do campo. No exemplo, é inserido o item Órgão do Protocolo/Procedimento no cabeçalho do modelo. Para isso, no campo Filtrar Campos por (1), digite “procedimento” para localizar o item, clique nele (2) e então no botão Selecionar (3). 

blobid12.png

14. Com o mesmo procedimento, você pode acrescentar campos de texto fora do cabeçalho.

blobid13.png

15. Se necessário, complemente o modelo manualmente com outras informações. Você pode copiar textos de outros documentos, por exemplo. Por fim, salve, clicando no botão disquete indicado na imagem a seguir. 

blobid14.png

Pronto, o modelo de documento está disponível para uso sempre que necessário, em qualquer cadastro. Agora, em vez de criar um documento totalmente do zero, você pode utilizar o modelo que criou para emitir expedientes de maneira mais ágil. Aproveite! 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
ArielleAlbuquerque Vieira
Validação:
 Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Dariana Farias
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.