Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-6
Neste artigo você conhecerá o Cadastro de Modelos de Documento. Esta ferramenta serve de padrão para a elaboração e emissão de expedientes.
*Neste exemplo, será cadastrada um modelo de denúncia.
1. Clique no menu Editor e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento.
2. Na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique na lupa do campo Pasta e selecione a pasta do modelo que você deseja trabalhar.
3. A tela Consulta de Pastas abre. Cada pasta corresponde à categoria de um modelo. Como está sendo cadastrada uma denúncia, a pasta Denúncia deve ser selecionada. Para isso, clique no botão Filtro (1), digite “denúncia” no campo Descrição (2), escolha a pasta referida (3) e clique então em Selecionar (4).
4. Novamente na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique em Novo (1). Depois, preencha o campo Nome do modelo (2) e, na Categoria, selecione Denúncia (3). Então, na aba Informações (4), escolha Modelo de usuário no campo Tipo.
Observação: ao escolher Modelo de Grupo, o modelo fica visível para todos os usuários da lotação. Se for Modelo de Usuário, apenas você pode visualizar.
5. Na aba Movimentações, clique no botão + (1) para adicionar uma nova linha no campo Tipo de Movimentação (2). Depois, clique na lupa dessa nova linha.
6. Em seguida, na tela Tipos de Movimentação, indique a movimentação. Lembre-se de escolher a movimentação mais específica possível. No exemplo, supondo que seja uma denúncia escrita, é escolhida, portanto, a opção 920015 – Escrita.
7. Por fim, salve o cadastro do novo modelo de documento.
Depois de salvar, o sistema abre o modelo no Editor de Documentos. Agora, você pode ajustar os campos de texto e demais configurações do documento.
8. Você pode inserir o brasão da instituição. Para isso, no menu Exibir, clique na opção Cabeçalho e Rodapé para adicionar os referidos campos no documento.
9. Clique então no menu Inserir e selecione a opção Brasão.
10. Ajuste o brasão da forma que você achar mais adequada e complemente o cabeçalho com outras informações.
11. Agora, acrescente os campos de texto necessários. Para adicioná-los, clique no botão Exibir a lista de campos.
12. O Painel auxiliar abre. Nele, do lado direito da tela, você visualiza uma listagem de todas as possibilidades de inserção que o sistema disponibiliza.
13. Ao clicar em um campo, ficam disponíveis todos os itens de descrição e um exemplo do campo. No exemplo, é inserido o item Órgão do Protocolo/Procedimento no cabeçalho do modelo. Para isso, no campo Filtrar Campos (1), digite “procedimento” para localizar o item, clique nele (2) e então no botão Selecionar (3).
14. Com o mesmo procedimento, você pode acrescentar campos de texto fora do cabeçalho.
15. Se necessário, complemente o modelo manualmente com outras informações. Você pode copiar textos de outros documentos, por exemplo. Por fim, salve, clicando no botão disquete, indicado na imagem a seguir.
Pronto, o modelo de documento está disponível para uso sempre que necessário, em qualquer cadastro.
Agora, em vez de criar um documento totalmente do zero, você pode utilizar o modelo que criou para emitir expedientes de maneira mais ágil. Aproveite!
Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni