Cadastro de Modelos de Documento no SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-6

Neste artigo você conhecerá o Cadastro de Modelos de Documento. Esta ferramenta serve de padrão para a elaboração e emissão de expedientes.

*Neste exemplo, será cadastrada um modelo de denúncia.

1. Clique no menu Editor e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento.

cadastro_de_modelos_de_documento_001.png

2. Na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique na lupa do campo Pasta e selecione a pasta do modelo que você deseja trabalhar.

cadastro_de_modelos_de_documento_002.png

3. A tela Consulta de Pastas abre. Cada pasta corresponde à categoria de um modelo. Como está sendo cadastrada uma denúncia, a pasta Denúncia deve ser selecionada. Para isso, clique no botão Filtro (1), digite “denúncia” no campo Descrição (2), escolha a pasta referida (3) e clique então em Selecionar (4).

cadastro_de_modelos_de_documento_003.png

4. Novamente na tela Cadastro de Modelos de Documento, clique em Novo (1). Depois, preencha o campo Nome do modelo (2) e, na Categoria, selecione Denúncia (3). Então, na aba Informações (4), escolha Modelo de usuário no campo Tipo.

cadastro_de_modelos_de_documento_004.png

Observação: ao escolher Modelo de Grupo, o modelo fica visível para todos os usuários da lotação. Se for Modelo de Usuário, apenas você pode visualizar.

5. Na aba Movimentações, clique no botão + (1) para adicionar uma nova linha no campo Tipo de Movimentação (2). Depois, clique na lupa dessa nova linha.

cadastro_de_modelos_de_documento_005.png

6. Em seguida, na tela Tipos de Movimentação, indique a movimentação. Lembre-se de escolher a movimentação mais específica possível. No exemplo, supondo que seja uma denúncia escrita, é escolhida, portanto, a opção 920015 – Escrita.

cadastro_de_modelos_de_documento_006.png

7. Por fim, salve o cadastro do novo modelo de documento.

cadastro_de_modelos_de_documento_007.png

Depois de salvar, o sistema abre o modelo no Editor de Documentos. Agora, você pode ajustar os campos de texto e demais configurações do documento.

8. Você pode inserir o brasão da instituição. Para isso, no menu Exibir, clique na opção Cabeçalho e Rodapé para adicionar os referidos campos no documento.

cadastro_de_modelos_de_documento_008.png

9. Clique então no menu Inserir e selecione a opção Brasão.

cadastro_de_modelos_de_documento_009.png

10. Ajuste o brasão da forma que você achar mais adequada e complemente o cabeçalho com outras informações.

cadastro_de_modelos_de_documento_010.png

11. Agora, acrescente os campos de texto necessários. Para adicioná-los, clique no botão Exibir a lista de campos.

cadastro_de_modelos_de_documento_011.png

12. O Painel auxiliar abre. Nele, do lado direito da tela, você visualiza uma listagem de todas as possibilidades de inserção que o sistema disponibiliza.

cadastro_de_modelos_de_documento_012.png

13. Ao clicar em um campo, ficam disponíveis todos os itens de descrição e um exemplo do campo. No exemplo, é inserido o item Órgão do Protocolo/Procedimento no cabeçalho do modelo. Para isso, no campo Filtrar Campos (1), digite “procedimento” para localizar o item, clique nele (2) e então no botão Selecionar (3).

cadastro_de_modelos_de_documento_013.png

14. Com o mesmo procedimento, você pode acrescentar campos de texto fora do cabeçalho.

cadastro_de_modelos_de_documento_014.png

15. Se necessário, complemente o modelo manualmente com outras informações. Você pode copiar textos de outros documentos, por exemplo. Por fim, salve, clicando no botão disquete, indicado na imagem a seguir.

cadastro_de_modelos_de_documento_015.png

Pronto, o modelo de documento está disponível para uso sempre que necessário, em qualquer cadastro.

Agora, em vez de criar um documento totalmente do zero, você pode utilizar o modelo que criou para emitir expedientes de maneira mais ágil. Aproveite!

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni

Esse artigo foi útil?