Como customizo meu ambiente de trabalho no Fluxo de Trabalho do SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.2.0-79


A customização do ambiente de trabalho no Fluxo de Trabalho permite uma melhor organização das atividades uma vez que você pode definir as colunas que deseja visualizar, em que ordem elas devem aparecer e etc. Vamos ver como se dá essa personalização?

Para começar, acesse o seu Fluxo de Trabalho (menu Processos, opção Fluxo) e clique sobre a fila de trabalho que deseja customizar.

1. Umas das customizações disponíveis é a visualização dos resultados das colunas de maneira ascendente ou descendente. Para isso, basta clicar no cabeçalho da coluna e, a seguir, todos os resultados serão exibidos de acordo com aquele critério, seja de forma ascendente ou, com mais um clique, descendente. 

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__2_.png


Essa ordenação também pode ser acionada clicando com o botão direito do mouse no cabeçalho da coluna. No menu que se abrirá, clique uma das primeiras opções do primeiro grupo.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__3_.png


2. O segundo grupo de opções customiza as colunas em exibição, que podem ser agrupadas removidas ou adicionadas ao ambiente de trabalho.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__4_.png


Clicando em Agrupar por esta coluna, o sistema mudará a visualização dos resultados, agrupando os semelhantes de acordo com o critério da coluna indicada.

 

Você pode conseguir o mesmo efeito arrastando o cabeçalho de uma das colunas para a barra de agrupamento, localizada acima dos cabeçalhos das colunas.


Clicando em Remover esta coluna, o sistema retira da visualização a coluna indicada bem como os dados exibidos por ela.

Clicando em Configurar colunas, o sistema mostra ao usuário as colunas que não estão sendo exibidas e ele tem a opção de incluir na visualização aquelas que desejar, bastando arrastar as opções até o cabeçalho do ambiente de trabalho.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__5_.png

 

3. No terceiro grupo de opções, é possível personalizar o alinhamento das informações (que pode ser à direita, à esquerda ou ao centro) e acionar o Melhor Tamanho, que adéqua a largura das colunas de acordo com o tamanho do texto do cabeçalho.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__6_.png


4. No quarto e último grupo de opções, é possível aplicar a configuração de melhor tamanho a todas as colunas, e optar por mostrar ou esconder os agrupamentos realizados.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__7_.png


5. Além de tudo isso, ainda é possível alterar a ordem das colunas. Para tanto, clique sobre uma delas e arraste-a até a posição em que deseja que ela fique.


6. Depois de customizar seu ambiente de trabalho, e deixa-lo do jeito que você prefere, não se esqueça de salvar esse estilo personalizado para utilizar sempre que desejar. Para tanto, clique no botão com desenho de disquete na barra de ferramentas, insira um nome de sua preferência e clique em Salvar.

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__8_.png

Seu novo estilo ficará disponível na opção Estilo de visualização.
Cadastre quantos quiser!

Customiza__o_ambiente_de_trabalho_fluxo__9_.png

  

 

Se precisar, você pode editar ou remover estilos da lista de opções.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Thais da Silva Medeiros Caetano
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?