Como crio uma pendência no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.2.0-41

Sempre que a Procuradoria tiver integração com o Tribunal de Justiça, todo ato eletrônico recebido gerará uma pendência no processo, porém, mesmo sem essa integração, é possível fazer a gestão do processo pelo SAJ Procuradorias. Basta criar manualmente as pendências. Vamos ver como fazer isso?

 

A criação de pendências é realizada por meio da tela de Cadastro e Movimentação de Processos, no SAJ Procuradorias. Porém, para que as pendências possam ser lançadas no sistema, a movimentação deve ser pre-viamente configurada no SAJ ADM. Se necessário, procure o suporte técnico da sua procuradoria.

1. Acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.

criar_nova_pendencia01.png

2. Com a tela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais aberta, preencha o campo Nosso Nº, com o número do processo, ou informe o número judicial do processo, no campo Outro Nº. Se necessário, aperte a tecla TAB para carregar e exibir as informações do cadastro.

criar_nova_pendencia02.png

3. Para acessar a todas as movimentações do processo, clique na aba Movimentação

criar_nova_pendencia03.png

4. Para realizar um novo lançamento, é necessário clicar no ícone icone_inserir.png

criar_nova_pendencia04.png

5. Insira a data em que a Movimentação foi lançada.

criar_nova_pendencia05.png

6. Agora vamos lançar o Tipo de Movimento(1). Se preciso, clique na lupa para abrir a janela de consulta. Após localizar e selecionar a movimentação desejada(2), clique em Selecionar(3).

criar_nova_pendencia06.png

7. O campo Complemento(1) é de preenchimento opcional. Preencha-o, se necessário, com informações adicionais so-bre a movimentação lançada. Essas informações ficarão visíveis nas pendências que forem geradas.
Já o campo Procurador(2), por padrão, vem, automaticamente, desabilitado e preenchido pelo sistema com o nome do procurador responsável pelo processo. Porém, caso outro procurador assuma a pendência, é necessário habilitar a configuração para desbloqueio do preenchimento.

criar_nova_pendencia07.png

 

Para que o campo Procurador esteja desbloqueado, é necessário habilitar no SAJ ADM uma opção chamada “Permite informar um procurador diferente do vinculado ao processo”. Para saber como configurar essa opção, leia nosso material Como habilito a configuração para informar um procurador diferente do vinculado ao processo no SAJ Procuradorias?

8. O campo Origem(1) é de preenchimento obrigatório e nele deve ser indicada a origem da notificação, as opções são: Diário oficial, Autoridade, Correios, Eletrônica, Oficial de justiça, Vista aos autos ou Correios (MP – Mãos Próprias).
A tabela Manifestações sugeridas(2) é automaticamente preenchida pelo sistema, de acordo com as configurações de cada movimentação. O Prazo e o Vencimento(3) serão preenchidos conforme o tipo de movimento escolhido. Haverá casos em que o preenchimento será obrigatório, como, por exemplo em manifestações de audiências; haverá casos em que o preenchimento não será necessário e haverá casos em que o preenchimento será feito automaticamente pelo sistema.

criar_nova_pendencia08.png

9. Para finalizar, clique em Salvar.

criar_nova_pendencia09.png

Uma vez que o cadastro esteja salvo, o sistema cria as pendências. Caso o processo já esteja distribuído, ou seja, possua um procurador atuando, as pendências serão entregues diretamente para o procurador responsável e estarão visíveis em sua agenda ou em sua fila de atuação no fluxo de trabalho. Caso o processo ainda não esteja distribuído, ele passará primeiramente pela chefia, que é responsável pela sua distribuição, e somente após isso as pendências serão exibidas ao procurador responsável.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Bernardo da Cunha

Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?