Como ajuízo um processo eletrônico de execução fiscal no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 4.0.19-58

O ajuizamento é o ato de protocolar na justiça um processo para que seja apreciado e julgado por um juiz.

1. No SAJ Procuradorias, essa dinâmica começa pela Geração do kit de ajuizamento.

2. Com o kit de ajuizamento gerado, faz-se necessária a assinatura das CDAs e Petições Iniciais de acordo com o fluxo da procuradoria.

3. Após a assinatura, uma rotina do sistema verifica todos os processos de execução fiscal que estão aguardando ajuizamento, envia uma mensagem de peticionamento para o Tribunal de Justiça, e atualiza o processo gerado com o número judicial informado na resposta do TJ.

Pronto! Os processos foram devidamente ajuizados!


Em alguns casos, ocorrem problemas no momento do ajuizamento e agora veremos como identificá-los (recurso disponível em versões que utilizam o Fluxo de trabalho).

1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo, onde são apresentadas todas as filas do usuário.

2. Selecione o subfluxo Processo e clique na fila Com erro no ajuizamento eletrônico. Ali estarão todos os processos que tiveram algum problema no momento do ajuizamento e a descrição do erro, para que você acompanhe.

3. Faz parte da rotina do sistema realizar tentativas constantes até que todos os processos tenham sido devidamente ajuizados. Porém, caso algum deles tenha algum impedimento e não seja ajuizado, mesmo após diversas tentativas, exclua o processo e gere-o novamente.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: André Fernando Faggion

Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?