Como ajuízo um processo eletrônico de execução fiscal no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.2.6-1
Última atualização: 27/02/2020


O ajuizamento é o ato de protocolar na justiça um processo para que seja apreciado e julgado por um juiz.

1. No SAJ Procuradorias, essa dinâmica começa pela Geração do kit de ajuizamento.

2. Com o kit de ajuizamento gerado, faz-se necessária a assinatura das CDAs e Petições Iniciais de acordo com o fluxo da procuradoria.

3. Após a assinatura, uma rotina do sistema verifica todos os processos de execução fiscal que estão aguardando ajuizamento, envia uma mensagem de peticionamento para o Tribunal de Justiça, e atualiza o processo gerado com o número judicial informado na resposta do TJ.

Pronto! Os processos foram devidamente ajuizados!


Em alguns casos, ocorrem problemas no momento do ajuizamento e agora veremos como identificá-los (recurso disponível em versões que utilizam o Fluxo de trabalho).

1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo, onde são apresentadas todas as filas do usuário.

2. Selecione o subfluxo Processo e clique na fila Com erro no ajuizamento eletrônico. Ali estarão todos os processos que tiveram algum problema no momento do ajuizamento e a descrição do erro, para que você acompanhe.

Com_erro_no_ajuizamento.png

 

Atenção

A rotina do sistema realiza tentativas constantes de ajuizamento até que todos os processos tenham sido devidamente ajuizados. Se não houver o ajuizamento de algum deles, mesmo após diversas tentativas, será necessário excluir o processo e gerar novamente.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Emilly Palhares

Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente 

Esse artigo foi útil?