Como identificar e digitalizar documentos ou peças pendentes de digitalização no SAJ Procuradotrias?

Versão do sistema: 5.5.0-16
Publicado em: 13/05/2021  


Ao movimentar um processo no sistema SAJ Procuradorias, dependendo do tipo de movimentação, pode ser necessária a digitalização de um documento ou peça para que o procurador tenha ciência do teor da pendência.

Nesse sentido, sempre que for percebida pelo sistema a ausência de associação de um documento necessário à movimentação, será exibido, na própria pasta do processo, um alerta sobre a digitação não realizada.

Para compreender como identificar uma digitalização pendente e realizar a devida inclusão dos documentos ou peças, siga as etapas desse artigo.


1. Acesse a Pasta Digital do SAJ Procuradorias.

Esse procedimento pode ser realizado de diversas maneiras, entre elas:

  • Clique no menu Consulta, opção Visualização da Pasta digital; ou
  • Clique no menu Processo, opção Visualização da Pasta digital; ou
  • Aperte a tecla F12 a qualquer momento no sistema.

Em qualquer uma das situações, caso haja algum processo selecionado, o sistema exibirá a pasta do processo em questão. Caso não haja, será exibida uma pasta digital em branco para que você indique nos campos Nosso Nº ou Outro Nº o número do processo cuja pasta deseja acessar.


2. Uma vez aberta a pasta do processo desejado, observe se o link Existem documentos aguardando digitalização (3) está sendo exibido na parte superior esquerda da pasta. Esse link, normalmente, é exibido e destacado na cor vermelha.

3. Assim, para digitalizar e associar os documentos à sua respectiva movimentação, clique na opção Editar (2).

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4. Na tela de edição da pasta digital, clique em Nova peça.

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5. Ao clicar em Nova peça, será exibida uma pequena janela para a escolha do tipo de documento a ser digitalizado. Selecione o tipo de documento (1) e, no final da tela, selecione qual a origem do documento (2); se a opção Arquivo for a escolhida o arquivo será importado do computador local; já se a opção Scanner for selecionada, será necessário ter um equipamento scanner instalado e conectado ao computador para a digitalização do documento.

Por fim, clique em Selecionar (3), no canto inferior esquerdo da tela.

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6. Ao selecionar o tipo de documento desejado, e selecionando a opção Arquivo, o sistema exibirá a tela Importar arquivo, com os diretórios do computador. Localize e selecione o documento (1) a ser inserido e, por fim, clique em Open (2).

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7. Após a inclusão ou digitação do documento, será necessário associá-lo à movimentação do processo. Para isso, selecione o documento (1) recém inserido na pasta digital, clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Associar movimentação (2).

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8. Na seguinte tela serão mostradas todas as movimentações do processo com pendencias de digitalização. Selecione a movimentação (1) correspondente ao documento e clique em Associar (3) para que seja realizada a vinculação do documento à movimentação.

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Uma vez realizada a associação da movimentação ao documento, já será possível acessar os conteúdos correspondentes à pendência de forma direta, sempre que abrir a parta digital a partir do processo.

Essa funcionalidade é importante para usuários que atuam com o cadastro, digitalização e revisão dos processos e, também, para usuários que atuam ou acessam a pasta digital frequentemente para consulta de informações processuais.

Caso os documentos pendentes não sejam digitalizados e associados à movimentação, o procurador não terá acesso ao teor da pendência do processo, resultando em um aumento de procedimentos de consultas processuais para que suas atividades sejam concluídas.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Kenneth Anderson Cavalcante da Costa
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
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