Como assino documentos já incorporados ao processo no expediente digital do SAJ?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 28/12/2020

A assinatura digital é um recurso com efeito legal que facilita e agiliza significativamente o trâmite processual. No sistema, é possível realizar assinaturas digitais por meio do editor de textos e do expediente digital.

O expediente digital ainda conta com outras duas possibilidades: assinar documentos aguardando liberação ao processo e documentos já incorporados.

Neste material, vamos apresentar como assinar digitalmente um documento já incorporado ao processo, acompanhe:

1. Abra o Expediente digital do processo.

2. Para assinar um documento já incorporado, é necessário visualizar as propriedades do processo por meio do ícone propiedades.png. Para visualizá-lo, posicione o cursor do mouse sobre o documento que deve ser assinado, ao fazer isso, a descrição do ícone se tornará visível.

firmar01.png

3. Clique no ícone indicado para abrir uma janela suspensa e visualizar as informações disponíveis nas propriedades do documento.

firmar02.png

4. Para realizar uma assinatura, clique no botão Firmar documento. Será aberta uma nova janela de mesmo nome, Firmar documentos, para que o certificado digital seja selecionado.

firmar04.png

Como a assinatura é realizada por meio de um certificado digital, expedido por uma entidade certificadora, no momento de assinar digitalmente um documento, o sistema sempre solicitará o certificado digital.

5. Com o certificado informado no campo Seleccine el certificado digital (1), clique no botão Firmar (2).

firmar05.png

6. A partir deste momento, o sistema começa a proceder com todos os dados necessários para a assinatura, e conclui a operação emitindo uma mensagem de confirmação: Firma concluída. 1 documento(s) firmado(s) con éxito.

firmar07.png

Pronto! Com a assinatura devidamente realizada, ao abrir novamente as propriedades do documento, será possível ver que as informações do novo registro de assinatura, constando quem e quanto já deverão estar atualizadas.

firmar08.png

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?