Como excluo comentários inseridos nos documentos utilizando a régua de paginação no expediente digital do SAJ?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 28/12/2020

As anotações são um recurso do expediente digital que possibilitam que os usuários evidenciem ou destaquem informações importantes do processo por meio de comentários que podem ser realizados ao longo de todas as páginas da documentação já liberada. Porém, uma vez que não haja mais a necessidade de uma determinada anotação, é possível exclui-la do documento e, por consequência, ela deixará de ser apresentada no filtro Apuntes e na régua de paginação, meios a partir dos quais é possível realizar a exclusão dos comentários. Neste material, vamos apresentar como excluir uma anotação do processo utilizando a régua de paginação do processo, acompanhe:

1. Com o expediente do processo aberto na visão cronológica (1), localize na régua de paginação (2) o comentário que deseja remover. O ícone de anotações apuntes1.png estará presente ao lado da numeração de cada página dos autos do processo que houver ao menos um comentário.

eliminar01.png

2. Além do ícone de anotações na régua, ao abrir uma página com comentário, entre a régua e a área de visualização, haverá outros balões apunte.png , os quais correspondem a um comentário cada um, ou seja, haverá no mínimo um, mas é possível que haja mais, dependendo da quantidade de comentários inseridos.

eliminar02.png

3. Para remover uma anotação, basta clicar no balão correspondente ao comentário que deve ser eliminado e clicar no ícone da lixeira lixeira.png, localizado no canto inferior esquerdo da janela.

eliminar03.png

4. E pronto. Os comentários são eliminados individualmente, ou seja, caso queira remover mais de um comentário da mesma página, deverá fazê-lo individualmente. Observe na imagem acima que havia quatro comentários, após a exclusão restaram três.

eliminar04.png

Atenção

Ao clicar na lixeira para excluir um comentário, o sistema não emite mensagem de alerta, solicitando a confirmação da ação, e o comentário será imediatamente removido. Uma vez apagado, não é possível recuperá-lo.

Muito simples, não é mesmo? Os comentários são um recurso muito úteis e podem, por exemplo, facilitar a comunicação entre os responsáveis envolvidos no processo.

Saiba mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?