É possível selecionar e copiar um texto do expediente do processo no SAJ?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 22/12/2020

Além de possibilitar consultar os documentos do processo, o expediente digital dispõe de alguns recursos que permitem melhorar a visualização das páginas no sistema, como as ferramentas de seleção, de navegação e de configuração. Conheça a seguir a ferramenta de seleção de texto, a partir da qual é possível copiar e colar trechos de documentos do processo para outas partes do sistema, como o editor de textos, por exemplo, acompanhe:

1. Com o expediente digital aberto, observe no canto superior direito da tela, logo abaixo do cabeçalho, o ícone seleccionartexto.png Seleccionar texto e posicione o cursor do mouse exatamente sobre ele para que a descrição se torne visível.

seleccionar01.png

2. Dê um clique do mouse para acionar a função. Com a funcionalidade ativada, é possível selecionar qualquer parte do texto. Para isso, posicione o cursor do mouse no começo do trecho a ser copiado e arraste-o até o ponto desejado. Na sequência, clique sobre o botão direito do mouse e, em seguida, na opção Copiar.

seleccionar02.gif

Se preferir, após selecionar o texto, basta utilizar o atalho Ctrl + C do teclado.

4. Além disso, também é possível selecionar a página inteira com apenas um clique. Em qualquer parte do documento, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Seleccionar todo.

seleccionar04.png

Após selecionar e copiar um texto, basta acessar no sistema o local para onde deseja transferir o trecho copiado e utilizar o atalho Ctrl + V para colar o conteúdo selecionado no expediente digital.

Atenção

Alguns documentos, ao serem digitalizados, são salvos como imagens. Quando isto acontece, o arquivo perde a característica de se tornar selecionável e não é possível copiar e colar trechos do documento.

Pronto, com poucos cliques, é possível copiar e transferir um determinado texto para outro local do sistema. Esta facilidade é muito útil para a elaboração de documentos, por exemplo.

Saiba mais


Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?