Como realizo uma pesquisa textual no expediente digital do SAJ?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 21/12/2020

Além de diversas outras funcionalidades, o Expediente digital possui como recurso a pesquisa textual por termos contidos na documentação incorporada ao processo. Ao utilizar este recurso, o sistema exibe apenas os documentos que possuem o termo ou o trecho pesquisado.

Essa pesquisa rápida e ágil, facilita a busca e a localização de uma determinada documentação processual, pois exime o usuário de ler vários documentos para encontrar uma informação específica.
Acompanhe a seguir e veja como é simples e fácil utilizar a pesquisa textual do expediente digital:

1. Com o Expediente do processo aberto, observe no lado esquerda da tela, logo abaixo do cabeçalho e acima da listagem de documentos, o ícone da lupa lupa.png e posicione o cursor do mouse exatamente sobre ele para que a descrição Buscar por término se torne visível.

pesquisa01.png

2. Dê um clique do mouse sobre o ícone e veja que o sistema habilitará um campo de busca logo à sua esquerda.

pesquisa02.png

3. Para realizar uma pesquisa, basta digitar uma palavra ou o trecho de uma frase e apertar a tecla Enter para que o sistema retorne com o conteúdo correspondente presente na documentação do processo.

pesquisa03.png

4. Nos documentos localizados, o trecho consultado estará grifado tanto na lista de documentos à esquerda como na área de visualização do documento, à direita.

pesquisa04.png

A pesquisa textual retorna exatamente o conteúdo pesquisado – e não parte dele ou trecho semelhante. Por exemplo, ao consultar por Ley 1922, o sistema retornará todos os documentos que mencionam a Ley 1922 e não qualquer outra lei ou apenas o ano de 1922. Além disso, somente é possível realizar pesquisa textual em documentos PDF salvos como arquivo de texto; arquivos salvos como imagem não serão identificados e, por isso, não podem ser pesquisados.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
Esse artigo foi útil?